Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhanense Tiago Oliveira expõe fotografias do projecto ‘Património Religioso - Do Global para o Local, do Passado para o Futuro...’

exposicaopatrimonioreligioso

Está patente durante o período Pascal (até 5 de Junho) na Associação Tá a Mexer, na Lourinhã, o quinto conjunto de fotografias do projecto expositivo ‘Património Religioso - Do Global para o Local, do Passado para o Futuro…’, da autoria do lourinhanense Tiago Picão de Oliveira.

Recorde-se que o primeiro conjunto de fotografias deste projecto, com o qual o Município da Lourinhã assinalou em 2012 as Jornadas Europeias do Património, esteve patente na Galeria Dr. Afonso Rodrigues Pereira e, posteriormente, no Convento de Santo António e na Casa da Cultura da Ponte do Rol.

Segundo o autor, o projecto tem como ponto de partida viagens/peregrinações realizadas por si em 2011 à Terra Santa e à Europa Central, complementado por um trabalho fotográfico efectuado em Portugal, com especial incidência na região Oeste.

Durante o período Pascal de 2013, as fotografias da exposição do projecto, a qual estava então patente no Convento de Santo António, foram sendo renovadas, tendo daí surgido um segundo conjunto de fotografias, as quais puderam ser observadas, posteriormente, na sala polivalente da sede da União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia e na Casa da Cultura da Ponte do Rol.

Um terceiro conjunto de fotografias que incluiu imagens do património religioso da Escandinávia (Dinamarca e Suécia), foi posteriormente elaborado e exposto na sala polivalente da sede da União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia durante o período Pascal de 2014.

Dois anos mais tarde foi elaborado um quarto conjunto de fotografias, em que a principal novidade foi a apresentação de imagens captadas em países de cultura mediterrânica (Grécia, Itália, França e Espanha). Esse trabalho esteve exposto na Associação Tá a Mexer, no jornal ALVORADA e na sede da União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia durante o período Pascal de 2016.

O quinto conjunto de fotografias que está agora patente, tem como principal novidade fotografias realizadas nos Estados Unidos da América e no âmbito da peregrinação de jovens da Paróquia da Lourinhã às Jornadas Mundiais da Juventude que tiveram lugar em Cracóvia, em 2016, sendo que o périplo dessa peregrinação passou por um conjunto de sete países (Portugal, Espanha, França, Alemanha, Áustria, República Checa e Polónia).

Segundo Tiago Picão de Oliveira, este projecto tem como objetivo “sensibilizar para a beleza e a importância do património religioso, mostrando, simultaneamente, a forma como espaços religiosos são vividos e recriados, nomeadamente pelo cristianismo, reflectindo a relação milenar entre o Homem e Deus”.

O critério que presidiu à escolha das fotografias “tem como premissa a relação afectiva, visual e reflexiva estabelecida com os espaços respectivos, tendo-se procurado em alguns casos apresentar perspectivas renovadas de elementos familiares do património religioso”, concluiu.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados