Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Antigos Paços do Município da Lourinhã acolhe hoje e amanhã a Feira do Emprego, da Formação e do Empreendedorismo

Feira do Emprego Lourinha 2022

A primeira edição da Feira do Emprego, da Formação e do Empreendedorismo decorreu hoje e amanhã no edifício dos antigos Paços do Município. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal e que conta com a presença de diversas entidades empregadoras do nosso concelho, entidades formadoras e instituições públicas, como os três ramos das Forças Armadas (Exército, Força Aérea e Marinha), a GNR e os Bombeiros Voluntários.

A sessão de abertura, esta manhã, contou a intervenção do presidente João Duarte Carvalho e do vereador João Serra, que superintende a Divisão de Desenvolvimento Territorial. Trata-se da unidade orgânica da edilidade que envolve o Planeamento Estratégico, Desenvolvimento Turístico, Gabinete de Apoio ao Empresário, Gabinete de Apoio ao Emigrante, Projetos de Investimento, Incubadoras de Empresas, Dinamização Económica e Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. Este evento é também uma forma de apresentar o requalificado edifício dos antigos Paços do Município, um espaço que irá ter uma nova dinâmica, vocacionada para o empreendedorismo e a empregabilidade, onde irá funcionar o Gabinete de Inserção Profissional, o Gabinete de Apoio ao Empresário da Lourinhã e a incubadora de empresas Startup Lourinhã. A reabertura ao público está prevista para o terceiro trimestre deste ano.

Dirigido a toda a população activa, em especial, a pessoas que estejam em situação de desemprego, esta Feira do Emprego, da Formação e do Empreendedorismo evento pretende dinamizar o emprego local, apoiar o tecido empresarial e o ecossistema empreendedor local, bem como divulgar a oferta formativa do concelho.

As sessões decorrerão no edifício dos antigos Paços do Concelho, mas também no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira. No caso do primeiro, contará, em permanência e durante ambos os dias, com dois gabinetes municipais de apoio: o Gabinete de Inserção Profissional e o espaço Startup Lourinhã, incubadora de empresas do município da Lourinhã. Naquele edifício, irão ainda decorrer sessões de formação sobre ‘Procura Activa de Emprego’, com os temas ‘Como elaborar um CV’, ‘Linkedin’, ‘Como responder a um anúncio’, ‘A tua marca’, ‘Gestão de expectativas’, ‘Comportamento em Entrevista’, ‘Voluntariado, uma mais-valia no CV’, ‘Emprego Público’, ‘Ser Exército’ e ‘Rede Eures’. Estas acções são destinadas, em exclusivo, aos utentes convocados pelo Centro de Emprego de Torres Vedras

No auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, haverá várias sessões abertas ao público em geral. Os interessados deverão inscrever-se através do Portal do Munícipe.

Segunda-feira - 14h00: ‘Apresentação de Formação Financiada’ - entidade formadora AIHO (Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste); 15h00: ‘Gestão de Tempo’ - entidade formadora ‘Feijão’; 16h00: ‘Comunicação Assertiva - A Arte de Bem Comunicar’ - ‘Feijão’; 17h00: ‘Motivação Pessoal - ‘Feijão’.

Esta terça-feira - 11h00: ‘Escolher uma profissão: o que queres ser quando cresceres’ - entidade formadora ‘Saber Transmitir’; 16h00 - ‘A Formação-Acção como motor de desenvolvimento das PMEs’ - entidade formadora ACIRO - Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste. Esta última acção destina-se às empresas com actividade enquadrável no sector do turismo, como a hotelaria, restauração, organização de eventos, agências de viagens, comércio e serviços, para falar de intervenção gratuita para as empresas, composta por horas de consultoria e horas de formação.

Nestes dois dias, ao final da tarde, há webinares, com os seguintes temas:

Segunda-feira: - 17h00: ‘Como constituir uma empresa’ (ACIRO - Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste); 19h00 - ‘Apoios, Candidaturas e Programas de Financiamento na área do Turismo (Turismo de Portugal)’; 21h00 - ‘Microcrédito e ADN Startup’ AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste.

Terça-feira: 17h00 - ‘Medidas de Apoio à Contratação’ (IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional); 19h00 - ‘Plano de Negócios para a criação do próprio emprego’ (ADL - Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã); 21h00 - ‘Empreendedorismo e Profissões de Futuro’ (Startup Lourinhã).

De forma a envolver as escolas e prepará-las para o novo mercado de trabalho, vai decorrer amanhã, pelas 9h20, um’ webinar’ dinamizado pela empresa Science4you, que irá abordar o desenvolvimento de competências, com uma sessão designada ‘Experienciar para Aprender’.

Mais informações sobre a Feira do Emprego, Formação e do Empreendedorismo, podem ser consultadas no Portal do Munícipe.

Ler reportagem na próxima edição impressa do ALVORADA.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA