Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Moeda de colecção ‘Lourinhanosaurus antunesi’ entra amanhã em circulação

moeda lourinhanosaurus antunesi

Uma moeda de colecção designada ‘Lourinhanosaurus antunesi’, integrada na série ‘Dinossauros de Portugal’ vai ser colocada em circulação a partir de amanhã, dia 1, pelo Banco de Portugal. Trata-se de uma moeda fabricada em liga de cuproníquel e que tem o valor facial de cinco euros.

A distribuição ao público será efectuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional Casa da Moeda.

A moeda ‘Lourinhanosaurus antunesi’ apenas tem poder liberatório em Portugal, ou seja, apenas em território nacional pode ser utilizada para a realização de pagamentos.

Apresenta, no anverso, em cima, à esquerda, a legenda ‘Portugal 2022’; no campo central, o esqueleto de um embrião deste dinossauro; e no quadrante superior esquerdo, o valor facial e o escudo nacional. No reverso, a moeda apresenta em todo o campo central, o dinossauro terópode eclodindo de um ovo integrado no respetivo paleoambiente; na orla esquerda, a indicação da autora e a legenda ‘Casa da Moeda’; e na orla superior, o nome científico da espécie ‘Lourinhanosaurus antunesi’. 

Segundo revelou a mesma entidade, foi definido o limite de emissão de 30.000 moedas com acabamento normal.

O lançamento desta nova moeda decorrerá no próximo domingo, dia 5, pelas 16h30, no auditório do Museu do Dinheiro, em Lisboa. A apresentação estará a cargo do paleontólogo lourinhanense Octávio Mateus.

Recorde-se que esta é a segunda moeda da colecção a ser lançada depois de, no ano passado, a Imprensa Nacional Casa da Moeda ter lançado uma primeira dedicada ao 'Dinheirosaurus Lourinhanensis'.

Texto: ALVORADA