Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Estudante de doutoramento da Lourinhã pede apoio para completar estudo sobre dinossauros

joaorussofundosdr

João Russo estuda a evolução dos dinossauros anquilossauros no âmbito do seu doutoramento mas precisa de comparar as suas observações com espécimes apenas existentes nos Estados Unidos, pelo que lançou uma angariação de fundos para completar o seu projecto.

Segundo explica o investigador da Lourinhã “Portugal é o único lugar fora da América do Norte onde encontramos esqueletos de anquilossauros desta idade (...) uma análise anatómica detalhada do novo espécime português e uma comparação com os norte-americanos irá lançar luz sobre um momento pouco claro mas crucial da evolução dos anquilossauros”.

A campanha criada na plataforma GoFundMetem como objectivo ajudar-me a atingir um grande objectivo do projecto, viajando a museus americanos e recolhendo o máximo de dados possíveis dos anquilosaurais do Jurássico Final e do Cretácico Basal. Os fundos serão utilizados para bilhetes de avião entre os EUA e Portugal, viagens dentro dos EUA, alojamento e alimentação”.

Os resultados da sua investigação, como explicou, dependem da qualidade dos dados adquiridos, tais como recolhidos a partir da observação detalhada em primeira mão de espécimes em colecções de museus em todo o mundo, sendo que “algumas das colecções mais importantes estão alojadas em museus americanos”, disse o também voluntário no Museu da Lourinhã.

João Russo planeia uma viagem de cerca de 40 dias entre o final de Agosto e Setembro. Ao todo, espera conseguir reunir cerca de 5 mil euros. Até ao momento já conseguiu angariar 395 euros.

Mais informações sobre este projecto e doacções podem ser encontradas em https://gf.me/v/c/krzm/the-grand-american-west-ankylosaur-tour.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados