Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Dino Parque Lourinhã e o Museu da Lourinhã organizam exposição com ilustração científica participante ao concurso internacional

Dino 1 2022 1

Fotografia: Daniel Navarro Guerrero

O Museu da Lourinhã e o Dino Parque Lourinhã vão expor os trabalhos mais significativos que participaram na edição deste ano do Concurso Internacional de Ilustração de Dinossauros (CIID). A exposição será inaugurada no próximo dia 5 de Agosto na Galeria Municipal do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, estando patente ao público até 27 de agosto, de terça a sábado, das 10h30 às 16h30. Esta mostra vai contar com 32 trabalhos artísticos provenientes de nove países.

Dino 5 2022

Fotografia: Daniel Navarro Guerrero

Segundo refere um comunicado enviado hoje ao ALVORADA pelas entidades organizadoras deste concurso internacional, esta edição contou a participação de 59 obras, incluindo 6 em formato 3D. “A qualidade dos trabalhos mostra o impacto que a paleoarte tem no panorama científico, principalmente na divulgação de espécies extintas”, destaca a organização.

Dino 2 2022

Fotografia: Sergey Krasovskiy

Apesar do nome do concurso evocar os dinossauros, o CIID pretende abranger a ilustração de todos os organismos extintos. Nesta edição, o tema sugerido foi a fauna Cenozóica, ou seja, os animais que povoaram a Terra após a extinção dos dinossauros, como o Tigre Dentes de Sabre, o Mamute ou o Australopithecus.

O X CIID 2022 é uma coorganização entre o Museu da Lourinhã e o Dino Parque. Esta edição premeia oito obras num valor total de 2.450 euros, sendo atribuídos 1.000 euros ao primeiro premiado, valor patrocinado pelo Dino Parque Lourinhã com o objectivo de contribuir para a ciência e a cultura em Portugal, “missão central na actuação do parque” temático da Lourinhã.

Dino 3 2022

Fotografia: Márcio L. Castro

Recorde-se que o Dino Parque da Lourinhã conta com 10 hectares de espaço florestal, sendo a maior exposição ao ar livre desta temática na Europa, sendo composta por cinco diferentes percursos que permitem aos visitantes observar mais de 180 modelos de espécies de dinossauros à escala real, bem como animais que habitam o planeta terra desde há 450 milhões de ano. Para além dos percursos exteriores, o visitante tem ainda oportunidade de visitar, no edifício central do Dino Parque, o ‘live lab’ e o espaço museológico com a exposição paleontológica ‘Dinossauros da Lourinhã’ da responsabilidade técnica e científica do GEAL - Grupo de Etnografia e Arqueologia da Lourinhã, onde encontra fósseis verdadeiros e réplicas, sendo o mais emblemático o ninho de ovos de dinossauros com cerca de 150 milhões de anos.

Dino 4 2022

Fotografia: Rodolfo Nogueira

Texto: ALVORADA