Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã: Jornadas da Educação arrancaram esta quinta-feira com programa dedicado à comunidade escolar

jornadaseducacao22 1sm

Tiveram início esta manhã as Jornadas da Educação da Lourinhã 2022/2023 que decorrem até ao próximo dia 21, numa organização da autarquia lourinhanense. O evento, destinado à comunidade educativa, pretende assinalar a abertura do ano lectivo. Decorre, mais uma vez, sob o lema ‘Olhares, sentidos, partilhas’.

A terceira edição desta iniciativa, decorre, novamente, em articulação com os agrupamentos de escolas do concelho e tem por objectivos “reflectir sobre os desafios e as complexidades da educação, bem como dotar o pessoal docente e não docente e os profissionais das Instituições Particulares de Solidariedade Social de competências que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e profissional e para o aperfeiçoamento do desempenho das suas funções”, referiu o Município da Lourinhã num comunicado enviado ao ALVORADA.

Nesse sentido, estão calendarizados worshops estritos às escolas para cada um dos dias 8, 9, e 16 de Setembro, e três painéis, a decorrerem no auditório da AMAL - Associação Musical e Artística Lourinhanense a 12, 13 e 21 de Setembro.

Esta manhã o Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu a sessão de abertura, com a presença do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho, do vereador com o pelouro da Educação, José Tomé, do Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Bruno Santos, do director do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, José Grachinha e do director do Agrupamento de Escolas e Jardins-de-Infância D. Lourenço Vicente, Pedro Damião.

jornadaseducacao22 2sm

No dia 13 de Setembro, terça-feira, pelas 14h00, no auditório da AMAL, a sessão vai debater as conclusões das Jornadas da Educação 2022/2023. No dia 16, sexta-feira, às 9h30, os alunos do 10º ano da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado vão ter oportunidade de assistir a uma palestra motivacional dirigida por André Leonardo, empreendedor, autor, viajante e orador e, a 21 de Setembro, quarta-feira, às 21h, na AMAL, encerram-se as jornadas com a conferência 'Escola e Família: como construir uma parceria sólida e saudável', com as professoras universitárias Lourdes Mata e Isaura Pedro.

Segundo a autarquia, esta edição tem como oradores “diversos especialistas de diferentes áreas de formação”, como Slavisa Lamounier, investigadora em Pós‑Doutoramento no Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória - CITCEM (Faculdade de Letras, Universidade do Porto), Leonor Haydée Viegas, doutoranda em Estudos Globais na Universidade Aberta de Lisboa e presidente da FELICITAS - Associação Portuguesa de Estudos sobre a Felicidade, Odete João, membro da Estrutura de Missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, Isabel Azevedo Nunes, presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas da Lourinhã e Cecília Santos, presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, Pedro Silva, sociólogo, investigador e coordenador da Escola de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, Sara Midões, coordenadora executiva e docente no curso de Liderança Positiva e Empática do IFOR ‑ISCSP, Isabel Sá Oliveira, advogada, com experiência em ‘Meio de Resolução Alternativa de Conflitos’, Lourdes Mata, professora associada no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Isaura Pedro, professora universitária no Instituto Politécnico de Setúbal, André Leonardo, empreendedor, viajante, autor & orador, Maria José Barrela e Fernando Alexandre, membros da Equipa de Projectos Interdisciplinares e de Formação, Jorge Humberto Dias, coordenador do Programa Happy Schools, Raquel Monteiro, professora de teatro, expressão dramática e dança criativa, Adriana Sampaio e Carla Brochado, técnicas do Núcleo de Apoio ao Aluno e à Família do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa, Tânia Climaco, designer e ilustradora e Helena Veloso, actriz e encenadora.

O programa pode ser consultado no Portal do Munícipeaqui.

Texto: ALVORADA
Fotografias: Sofia de Medeiros/ALVORADA