Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Santa Casa da Misericórdia assume respostas sociais do Centro Social Paroquial da Lourinhã

csplsm

Desde o passado dia 1, terça-feira, que o Centro Social Paroquial da Lourinhã (CSPL) passou para a gestão da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã (SCML) todos os recursos (equipamentos e recursos humanos) e as duas respostas sociais (centro de dia e SAD - Serviço de Apoio Domiciliário). É um processo que, segundo a provedora Vanda Oliveira, poderá demorar cerca de seis meses a estar concluído.

Esta transição surgiu após um entendimento entre as direcções de ambas as instituições, lideradas pelo Pe. Ricardo Franco e por Vanda Oliveira, com o intuito de cada vez mais ser necessária uma boa gestão de recursos. Estando o CSPL ligado à Paróquia da Lourinhã, necessitava da autorização do Patriarcado de Lisboa para que a transferência fosse efectivada, o que se verificou.

Neste momento decorre junto da Segurança Social o processo para a aceitação da transferência das respostas sociais do CSPL para a SCML.

Com a transferência das 16 funcionárias do CSPL, a SCML fica com cerca de 160 empregados, incluindo os do apoio à infância.

Actualmente o CSPL conta com 30 utentes em SAD, 20 em centro de dia e 90 na Academia Cultural Sénior, que se juntam a mais 30 utentes em SAD da SCML, 30 em centro de dia e 65 no lar.

Na próxima edição deste mês publicaremos uma notícia mais alargada sobre este acordo.

Texto e fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA