Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã recebe sessão solene comemorativa dos 30 anos da Região Demarcada da Aguardente DOC

Rotunda Lourinha 2022

Está agendada para este sábado, pelas 16h00, uma sessão solene comemorativa dos 30 anos da Região Demarcada da Aguardente DOC Lourinhã, no salão nobre dos Paços do concelho, programada no âmbito da 11ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã que termina no dia 24.

Esta cerimónia tem por objectivos homenagear todos aqueles que contribuíram e contribuem activamente, dia a dia, para a continuidade e relevância “desta importantíssima marca para a região Oeste”, refere a autarquia em comunicado, destacando-se, em particular, Pedro Belchior e Vasco Miguel, assim como os produtores, viticultores, a Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, “fundamental na concretização do estudo da Aguardente ao longo de 50 anos”, entre outros.

A cerimónia vem ainda assinalar estes 30 anos de história, “sempre de olhos postos no futuro” e nas novas gerações “que se dedicam a esta paixão”, apostando “neste produto de excelência”, diferenciado e que distingue a Lourinhã dos demais concelhos portugueses “naquilo que à produção vinícola refere”.

O programa é o seguinte: 16h00 - início da sessão; 16h15 - Passos para a demarcação da DOC Lourinhã (Pedro Belchior); 16h30 - Constituição legal da Região Demarcada DOC Lourinhã (Vasco Miguel); 16h45 - Breve história da constituição da Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã  (Grã-Mestre Ana Tabarra Santos); 17h00 - Aguardente DOC Lourinhã, uma escolha com futuro (Fernando Oliveira, Adega Cooperativa da Lourinhã); 17h15 - O papel da Quinta do Rol na Região Demarcada (Carlos Melo Ribeiro).

A sessão conta ainda com intervenções de Francisco Toscano Rico (presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa), João Duarte Carvalho (presidente da Câmara Municipal da Lourinhã) e Sandra Vicente (vice-presidente do Instituito da Vinha e do Vinho.

A cerimónia termina com um momento musical protagonizado pelo Coro Municipal da Lourinhã, seguido de uma Aguardente d’Honra.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)