Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Novos balcões SNS 24 já estão em funcionamento no concelho da Lourinhã

balcaosnsvimeirosm

Já entraram em funcionamento os balcões SNS 24 nas Uniões de Freguesias da Lourinhã e Atalaia e São Bartolomeu dos Galegos e Moledo e nas Juntas de Freguesia de Santa Bárbara e do Vimeiro.

A assinatura dos termos de adesão ao protocolo estabelecido entre a Administração Regional de Saúde (ARS) e a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) para acesso e prestação de serviços digitais e de telessaúde aos cidadãos, concretamente através do serviço Balcão SNS 24 decorreu esta tarde, numa sessão que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.  

Os termos de adesão foram assinados pelas quatro freguesias, nomeadamente a União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia, que disponibiliza dois balcões SNS 24, a União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, um balcão, a Junta de Freguesia de Santa Bárbara, também um balcão e a Junta de Freguesia do Vimeiro, outro balcão.

Estes novos cinco espaços surgem na sequência da reunião tida na sede da União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia, a 16 de Novembro, onde foram apresentadas as funcionalidades deste serviço, por representantes da SPMS, tendo estado presentes o director executivo do ACES Oeste Sul, António Martins, os presidentes das uniões de freguesia e juntas de freguesia do concelho da Lourinhã e o presidente da Comissão da Saúde e Acção Social da Assembleia Municipal, António Ângelo.

Estes novos balcões juntam-se aos já existentes na União de Freguesias de Miragaia e Marteleira. As Juntas de Freguesia da Moita dos Ferreiros, Reguengo Grande e Ribamar, por pretenderam manter o serviço de proximidade da extensão do Centro de Saúde da Lourinhã optaram por não colocar este serviço nos seus espaços.

novosbalcoessns24sm

Recorde-se que o Balcão SNS 24 é um espaço gerido por entidades externas ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) que aderiram ao protocolo entre a ARS e a SPMS para acesso e prestação de serviços digitais e de telessaúde aos cidadãos.

O objectivo destes espaços é de facilitar e promover o acesso aos serviços digitais e de telessaúde entre os cidadãos e os profissionais de saúde do SNS, através de criação de condições de maior proximidade e redução de barreiras em lidar com os meios técnicos ou mesmo pela sua inexistência.

Os serviços disponibilizados no Balcão SNS 24 são: consultas | teleconsultas (marcar |desmarcar| remarcar); teleconsultas (realizar); exames (consultar resultados); guia de tratamento (consultar); medicação crónica (renovar| consultar); avaliar e registar os sintomas provocados pela Covid-19; agendar vacinação Covid-19; emissão de certificados Covid da União Europeia (vacinação, testagem e recuperação); aceder ao serviço de interpretação língua gestual portuguesa; realizar chamada para o SNS 24 - 808 24 24 24; pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica; e informação do utente (emissão e alteração de dados do utente).

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA