Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

‘Rota Renascentista do Património Histórico Religioso Local’ criada pelo Município da Lourinhã

rotarenascentista

Está disponível em edição online a ‘Rota Renascentista do Património Histórico Religioso Local’, um trabalho desenvolvido pelo Município da Lourinhã no âmbito do Dia dos Bens Culturais e da Igreja (DBCI) e, na prossecução do objectivo desta autarquia na promoção do conhecimento e divulgação do território e do seu património - natural, histórico, arquitectónico, artístico e religioso. O documento está disponível em www.cm-lourinha.pt.

A rota, desenvolvida no âmbito do projecto ‘Oeste Sagrado’, da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), será dinamizada brevemente em parceria com o Centro de Estudos Históricos, que supervisionou a edição, com o Museu da Lourinhã, com a Paróquia/Vigararia da Lourinhã e as várias fábricas da Igreja representadas.

O DBCI celebrou-se este ano entre os passados dias 17 e 20 de Outubro, sob o tema ‘O Destino das Pedras’. Trata-se de uma iniciativa anual do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja da Conferência Episcopal Portuguesa, que promove o envolvimento das instituições com actuação na área do património cultural, dentro e fora do âmbito eclesiástico.

A ‘Rota Renascentista do Património Religioso da Lourinhã’ - inventariação e georreferenciação de exemplares simbólicos do Edificado Histórico Religioso Local - é um caminho com mais de 800 anos de história que percorre parte do concelho, da costa ao interior, e convida a descobrir e apreciar igrejas e capelas do séc. XIV, XV e XVI. Neste edificado sagrado, desvendam-se marcas de fé e memórias que, dando corpo à identidade e às tradições orais e festivas que caracterizam a Lourinhã e as suas gentes.