Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Município da Lourinhã recebe Galardão ECO XXI atribuído pela ABAE

Eco galardao

O Município da Lourinhã recebeu esta tarde, na Lousã, o Galardão ECOXXI promovido pela ABAE - Associação da Bandeira Azul da Europa. A autarquia obteve este ano a pontuação de 62,82%, num universo de indicadores que visam o reconhecimento das boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas pela instituição. Trata-se do melhor resultado obtido pela edilidade nos últimos cinco anos: 61% em 2018, 53% em 2017, 57% em 2016 e 54% em 2015.  

Segundo um comunicado da autarquia lourinhanense enviado ao ALVORADA, a bandeira ECO XXI foi entregue ao vereador João Serra, responsável pela área do ambiente da edilidade, que viu ainda o Município da Lourinhã ser um dos vencedores do sorteio de prémios realizado entre os parceiros. A autarquia contemplada com o prémio Max One (um computador portátil recondicionado e uma mochila HP feita a partir de garrafas PET).

O ECOXXI é um programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE desde 2005, dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local. Visa a identificação e o reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade valorizando, entre outros aspectos: a educação no sentido da sustentabilidade; e a qualidade ambiental.

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e acções em torno de alguns temas considerados chave para a ABAE: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

Ao aferir a qualidade do desempenho do município constitui-se ainda como uma ferramenta de gestão interna, apontando caminhos e metas no sentido da sustentabilidade. O ECOXXI visa, a exemplo de outros Programas e Projetos da ABAE, reconhecer e divulgar boas práticas como forma de concretizar uma ação pedagógica “pela positiva”, neste caso concreto junto dos municípios, considerados como agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável. O programa realiza a identificação e actualização de objectivos-alvo concretizados através de múltiplas metas subjacentes aos critérios dos diversos indicadores. Pretende avaliar o desempenho, mas também o caminho a percorrer no trabalho de construção da sustentabilidade. As metas estabelecidas são revistas anualmente e bseiam-se, de uma forma geral, na legislação nacional e comunitária, ou na existência de convenções e protocolos internacionais, objecto de ractificação pelo Estado Português. “Nesta perspectiva, o ECOXXI apresenta-se como uma ferramenta útil à gestão municipal, ao contribuir para a monitorização e aferição de acções e políticas em diversas áreas da sustentabilidade”, acredita a ABAE.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados