Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Concelho da Lourinhã: recolha de monos pelas Juntas de Freguesia com reforço de horários

rsu

Os horários para recolha de monos, por parte das Uniões e Juntas de Freguesia do concelho da Lourinhã, foram reforçados: Lourinhã e Atalaia - segunda, quinta e sexta-feira; Miragaia e Marteleira - segunda e sexta-feira de manhã; Moita dos Ferreiros - terça-feira; Santa Bárbara - quinta-feira; Reguengo Grande - sexta-feira; Ribamar - terça e sexta-feira; e Vimeiro - sexta-feira. Todas as recolhas, incluindo na União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, decorrem por marcação.

Segundo refere a Câmara Municipal num comunicado enviado ao ALVORADA, a recolha de monos por parte destas autarquias locais “é uma das competências contratualizadas em contrato interadministrativo” pelas freguesias, a 12 de Janeiro deste ano “e constitui-se como de grande importância para o município”, uma vez que, sendo os resíduos encaminhados para o Depósito Temporário de Resíduos, “potencia e permite a deposição selectiva dos mesmos, promovendo o aumento dos quantitativos encaminhados para reciclagem, reduzindo o desvio para aterro”.

Para além dos resíduos encaminhados pelas diversas autarquias locais, são também admissíveis os resíduos domésticos, devidamente separados e transportados pelos munícipes.

Todos os resíduos, sem excepção, devem obedecer aos seguintes critérios: exclusivamente provenientes do concelho da Lourinhã; separados na origem, consoante as suas caraterísticas e tipologia; entrega exclusivamente a granel; embalagens previamente esvaziadas do seu conteúdo, não sendo aceites as que contenham ou tenham contido substâncias perigosas; resíduos limpos ou com um grau de sujidade muito reduzido. A contaminação impede ou dificulta a sua reciclagem, podendo, nessas condições, ser recusada a sua deposição.

Os tipos de materiais admissíveis são: papel/cartão/vidro; plástico; metais e sucatas; monos domésticos (sofás, colchões, móveis ou outros resíduos volumosos); resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (frigoríficos, máquinas de lavar, computadores, micro-ondas, aspiradores, fritadeiras, televisores, lâmpadas florescentes, etc); madeiras; resíduos da construção e demolição (limite de 50l/dia - mais quantidade só com aprovação da CML); e resíduos verdes (relva /ramos).

Texto: ALVORADA
Fotografia: CML (arquivo)