Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Vimeiro: Residência Geriátrica 'Delicado Raminho' recebeu esta manhã inspecção da Segurança Social após denúncia de alegadas negligências na instituição

delicadoraminho

“Estamos chocados”, afirmaram ao ALVORADA esta manhã alguns familiares dos utentes da Residência Geriátrica ‘Delicado Raminho’, onde ontem à noite foram denunciadas alegadas situações de negligência junto dos idosos.

De acordo com uma ex-funcionária, em causa estão o uso das mesmas luvas para o manuseamento de vários utentes, a existência de feridas por tratar, alimentação pobre e feita com restos de dias anteriores e falta de água quente para banhos aos utentes.

Após tomar conhecimento da situação, Sandra Martins dirigiu-se esta manhã ao Delicado Raminho para tentar perceber o que se passava, uma vez que a sua mãe é utente da instituição. Afirmou aos jornalistas ficar até à hora do almoço para verificar o tipo de alimentação que era dada aos utentes. Contudo, disse existir “carinho por parte das funcionárias e da enfermeira”.

Também Francisco Santos afirma que a sogra tem sido vista com roupas de outros utentes e que tem vindo a emagrecer muito devido à alimentação deficitária. Pelos testemunhos recolhidos esta manhã, foi possível ainda apurar que as visitas aos utentes decorrem apenas ao fim-de-semana e são marcadas com muito tempo de antecedência. A visita decorre numa sala privada sempre com uma funcionária da instituição a supervisionar.

O caso foi dado a conhecer ontem à noite atravésa de uma reportagem da SIC, o que levou à reacção da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que informou que foram dadas instruções para que fosse feita uma inspecção imediata. O que eu pedi foi uma inspecção, foi enviado um pedido de fiscalização imediata urgente à situação do lar para perceber o que é que se passa, porque o que nos tem de mover a todos é a protecção das pessoas”, afirmou Ana Mendes Godinho.

Questionada sobre as informações divulgadas por anteriores funcionárias do lar de que recebiam aviso prévio das visitas da Segurança Social, a ministra esclareceu que há dois tipos de acompanhamento dos lares. “Há, naturalmente, visitas regulares e há visitas de fiscalização, e essas nunca são anunciadas, nem devem ser anunciadas, precisamente para detectar situações que sejam sinalizadas”, indicou.

Depois de insistir que já deu instruções para uma inspecção de urgência ao lar em causa, Ana Mendes Godinho apelou à denúncia à Segurança Social de todos os casos que as pessoas julguem precisar de fiscalização. “Cá estamos para fiscalizar, para salvaguardar as situações das pessoas, que é isso que nos move”, acrescentou.

Questionados pela agência Lusa, o município e a Junta de Freguesia do Vimeiro referiram desconhecer o caso. “Nunca houve qualquer queixa e temos residentes que são trabalhadores”, afirmou o presidente da junta, Rui Santos.

Nunca foi reportada qualquer situação de maus-tratos ou outra, nem nas visitas da Protecção Civil durante a pandemia foi alguma situação detectada”, disse fonte oficial da Câmara Municipal da Lourinhã.

Segundo refere a Lusa, o município não vai tomar qualquer posição sobre o caso por se tratar de uma competência da Segurança Social, mas já “demonstrou preocupação” junto desta entidade.

O Delicado Raminho é um lar privado com licença de funcionamento e pode receber até 78 utentes, tendo neste momento cerca de 60. Segundo apurou o ALVORADA conta apenas com cinco funcionários. Até ao momento não houve qualquer declaração dos responsáveis do lar.


Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA