Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município da Lourinhã lança agenda cultural do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro com diversas ofertas

Batalha do Vimeiro

Sob a temática ‘Da Guerra para a Paz’, decorre entre 14 e 16 de Julho, a Recriação Histórica & Mercado Oitocentista na área adjacente ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. Uma vez mais, esta iniciativa será organizada pelo Município da Lourinhã em parceria com a Junta de Freguesia do Vimeiro, a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV) e a Associação Napoleónica Portuguesa (ANP).

O regresso deste evento convida os visitantes a viajar 215 anos na história, oferecendo um diversificado conjunto de actividades temáticas, num espaço ilustrado à época oitocentista, com espectáculos de animação de rua, tasquinhas, workshops, mostras de produtos gastronómicos, artesanato, demonstração de ofícios, concertos, peças de teatro e espectáculos de fogo.

Entre os momentos mais aguardados estão as recriações do acampamento militar, o baile oitocentista e, acima de tudo, os momentos da Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro, com a presença de recriadores nacionais e estrangeiros.

Segundo refere a Câmara Municipal num comunicado enviado ao ALVORADA, a escolha do tema ‘Da Guerra para a Paz’ decorre “da actual situação de guerra vivida na Europa”, tendo a organização entendido “ser fundamental” criar um programa temático dedicado “ao importante caminho que conduz os povos para a pacificação”, por forma a recriar momentos da história como conjunturas de partilha cultural entre soldados de nações outrora beligerantes, mas que hoje se reúnem sob o signo da paz.

João Duarte de Carvalho, presidente da autarquia, realça que “este evento propõe um conjunto de actividades, várias delas em torno do conceito da paz, contrariando a ideia de que os locais onde se assinalam batalhas têm que remeter unicamente para matérias relacionadas com assuntos bélicos e que é possível semear a paz, promovendo iniciativas que fomentem valores como a cooperação, a tolerância e a amizade”.

O autarca refere ainda que mais uma edição da Recriação Histórica & Mercado Oitocentista “é fundamental pela preservação e divulgação do património da Lourinhã, mas também pelo potencial de captação de fluxos turísticos ao território, uma vez que reúne, anualmente, cerca de 20 000 habitantes, visitantes e turistas”.

O programa detalhado das actividades sairá em breve, aproveitando o município para lançar, por agora, a agenda cultural do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, cujo mote é ‘Educar para a Paz’, com vista à preservação da história, “transmitindo-a de forma não tendenciosa e procurando a isenção necessária para compreender todos os contextos que poderão levar ao desenrolar dos acontecimentos históricos”.

Esta agenda tem início a 25 de Março, com a apresentação teatral do projecto ‘Papão de Contos’ (Histórias com História lá Dentro), que fala de um soldado de enorme coração que não gosta de guerra. Esta actividade destina-se a crianças entre os 3 e 7 anos e famílias.

No dia 22 de Abril, terá lugar o ‘Dia Aberto dos Itinerários Napoleónicos’, uma iniciativa organizada pelo consórcio dos Itinerários Napoleónicos, do qual o município da Lourinhã faz parte e que pretende assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e dos Sítios, através da disponibilização, às famílias, do jogo ‘Napoleão Bonaparte: O Princípio do Fim’, o qual preserva o património histórico-militar das Invasões Francesas, contando a história de uma forma rigorosa e lúdica. 

No dia 20 de Maio, no âmbito do Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus, terá lugar a iniciativa ‘CIBV à Noite’, com a realização de uma visita guiada nocturna e, no final, o momento musical ‘A música e a paz’, interpretada pelos Trio Estillus.

O Dia da Criança será assinalado a 3 de Junho, com ‘O Armistício - Construção de Páginas de Paz’, destinado a crianças entre os 3 e os 12 anos e famílias. Esta actividade consiste na construção de páginas de livros associadas à paz, partindo da história da assinatura do armistício.

A 21 de Agosto terão lugar as comemorações oficiais do 215º aniversário da Batalha do Vimeiro, cujo programa será divulgado oportunamente.

Já a 23 de Setembro, terá lugar a actividade ‘Semear a Paz em Campos de Guerra’, mais uma vez para crianças dos 3 aos 12 anos e respectivas famílias. Numa breve abordagem ao valor “semear e cuidar a paz”, cada participante será convidado a decorar o seu vaso (biodegradável) com tintas naturais.

No dia 13 de Outubro, terá lugar o webinar ‘Contar a História - Um Caminho para a Paz’, em que se procurará abordar a questão do perigo da história tendenciosa, que pode ter implicações na maneira como se olha para os protagonistas e acontecimentos nos diferentes períodos históricos. 

A agenda encerra a 18 de Novembro, com a actividade ‘Mediação de Leitura - Pela Paz’ do projecto Papão de Contos (Histórias com História lá dentro), destinada a crianças entre os 3 e os 7 anos e famílias.

A agenda cultural está disponível para consulta e download nos diversos canais digitais do Município da Lourinhã: site autárquicoVisit Lourinhã e Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)