Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

UFLA doou equipamento de resgate em grande ângulo aos Bombeiros Voluntários da Lourinhã

equipamentograndeangulo23sm

Novos equipamentos destinados ao salvamento em grande ângulo foram doados pela União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia (UFLA) à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã. Na cerimónia de entrega do material, decorrida a 17 de Março, Pedro Margarido, presidente da UFLA, afirmou esperar que o mesmo possa ser uma mais valia tanto para a Associação Humanitária como para a população do concelho. “Esperamos que não seja muito utilizado, mas se for preciso, que esteja disponível para servir a população do concelho da Lourinhã”, disse.

O autarca adiantou ainda que o executivo da União das Freguesias está sempre disponível para colaborar com os Bombeiros Voluntários da Lourinhã, dentro da sua disponibilidade. “Para tudo o que seja para bem da população, temos de estar ao lado dos bombeiros. É nossa função e obrigação colaborar com todas as instituições que trabalham voluntariamente e estão ao serviço da população”, concluiu Pedro Margarido.

A aquisição destes equipamentos representa um investimento de três mil euros por parte da UFLA, entregues em Dezembro, durante a cerimónia de atribuição de um apoio financeiro extraordinário, no valor de cerca de 25 mil euros, às fábricas das igrejas, associações e colectividades da freguesia.

António Matos, comandante dos Bombeiros Voluntários, explicou que o material doado traduz-se em equipamentos individuais. “São arneses, material de descida/subida, cordas e material de segurança caso falhe a primeira corda”. O comandante explicou que o material pode ser utilizado tanto para resgate de animais em arribas, o que se tem verificado por diversas vezes, mas também para resgate humano, o que não acontece há vários anos.

Segundo António Matos, “o nosso material já não dava segurança aos operacionais para efectuar os resgates em condições e graças à colaboração com a junta, isto é ouro sobre azul e só temos que agradecer”.

Também presente na cerimónia, o sub-chefe Venâncio Silva, chefe da Equipa de Resgate dos BVL e chefe da Equipa de Intervenção Permanente que conta com 10 elementos formados com curso de salvamento em grande ângulo, frisou que este equipamento é “uma mais valia”. “Temos equipamentos com cerca de 22 anos e é um reforço para a nossa segurança enquanto operacionais e para aqueles que venham a necessitar deles, não só em salvamento animal mas também em caso de sinistro em que seja necessário descer com o auxílio de equipamento de resgate”, concluiu.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA