Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Bombarral regista primeiro caso e são já 13 os doentes infectados no Oeste (actualização)

Covid 19 7

O concelho do Bombarral registou esta segunda-feira o primeiro caso positivo de um doente infectado pelo Covid-19. Trata-se de um homem, septuagenário, com vários problemas de saúde está internado no Hospital das Caldas da Rainha, segundo apurou o ALVORADA. A região Oeste tem agora 13 casos confirmados de pessoas cujas análises ao novo coronavírus foram positivas. Recorde-se que há ainda doentes nos concelhos de Caldas da Rainha (6), Torres Vedras (4), Peniche (1) e Alcobaça (1),

No âmbito dos 12 concelhos da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, não se registam casos de doentes infectados nos concelhos da Lourinhã, Cadaval, Óbidos, Nazaré, Alenquer, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço. No concelho do Cadaval há agora sete pessoas em regime de quarentena, mais uma que ontem, por decisão da Autoridade de Saúde, como medida preventiva, por terem contactado pessoas infectadas noutro concelho, encontrando-se bem de saúde e aguardar o período de 14 dias de reclusão. Só caso venham a manifestar os sintomas da doença neste período é que realizarão o teste ao Covid-19 por decisão da Autoridade de Saúde.

Quanto aos seis doentes do concelho das Caldas da Rainha, o ALVORADA apurou que um tem 67 anos e está internado no Hospital de Santa Maria em Lisboa. Outros quatro, também de Santa Catarina, estão em casa em regime de quarentena. Há, ainda, uma enfermeira que trabalha em Lisboa e que está também em casa em convalescença. O doente do concelho de Peniche é um homem de 70 anos e está internado no hospital. No concelho de Torres Vedras, os quatro doentes - um dos quais é uma criança - estão em casa em regime de quarentena, a ser acompanhados pelas autoridades de saúde, tendo a Câmara Municipal informado que existem sete casos suspeitos que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e estão em quarentena. No concelho do Bombarral há ainda dois casos suspeitos que, por terem contactado o doente infectado, ficaram confinados a sua casa pela Autoridade de Saúde durante as próximas duas semanas.

Entretanto, o número de doentes recuperados do novo coronavírus em Portugal mais do que duplicou, passando de cinco para 14, segundo o boletim revelado hoje pela Direcção-Geral da Saúde (DGS). Até às 24h00 de domingo tinham recuperado nove doentes na região Norte, cinco na região Centro e oito na região de Lisboa e Vale do Tejo (onde está inserida a região Oeste).

Portugal tem 23 mortes associadas ao vírus da Covid-19 confirmadas e 2.060 pessoas infectadas, de acordo com a DGS. Estão confirmadas nove mortes na região Norte, cinco na região Centro, oito na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve. Das 2.060 pessoas infetadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a grande maioria (1.859) está a recuperar em casa, 201 estão internadas (mais 32 do que no domingo), 47 das quais em Unidades de Cuidados Intensivos (mais seis).

Desde 1 de Janeiro existem 13.674 casos suspeitos, dos quais 1.402 aguardam resultado laboratorial. Houve ainda 10.212 casos em que os testes não confirmaram a infecção e 14 doentes que já recuperaram. De acordo com o relatório da situação epidemiológica em Portugal, existem 11.842 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde (menos 720).

Portugal está em Estado de Emergência desde as 00h00 de quinta-feira, até às 23h59 de 2 de Abril. O novo coronavírus já infectou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Actualizado às 22h20.
Texto: ALVORADA com agência Lusa