Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Urgência Básica do Hospital de Peniche encerrada temporariamente

Hospital Peniche

O CHO - Centro Hospitalar do Oeste decidiu encerrar temporariamente a Urgência Básica do Hospital de Peniche devido a um enfermeiro que foi infectado com o novo coronavírus e que ali prestava serviço, podendo ter contagiado o restante pessoal de saúde com quem esteve de serviço: três médicos, 19 enfermeiros e 10 assistentes administrativos.

Em comunicado, o presidente da Câmara Municipal, Henrique Bertino, revela que “por determinação dos responsáveis da Saúde, os médicos, enfermeiros e auxiliares foram colocados em regime de quarentena”. Como os profissionais que ficam disponíveis não são em número suficiente para garantir o funcionamento do serviço, a decisão do conselho de administração do CHO foi o seu encerramento temporário até que se consiga “encontrar alternativa para ultrapassar a situação”. Os restantes serviços do Hospital S. Pedro Telmo de Peniche continuam a funcionar normalmente.

Desta forma, segundo informação prestada pelo CHO, que é também responsável pelas unidades hospitalares de Caldas da Rainha e de Torres Vedras, “em caso de necessidade”, a população deve “ligar para o 112 para garantir o socorro e o transporte para um dos hospitais da zona”. Na porta do serviço hospitalar penichense está afixado um comunicado a dar conta do encerramento do serviço, solicitando-se aos utentes que se dirijam à Urgência Médico-Cirúrgica de Caldas da Rainha. “Caso necessitem de transporte, pedimos que contacte o segurança”, pede o conselho de administração, que pede desculpas “pelos transtornos causados”.

O edil Henrique Bertino dá “uma palavra de solidariedade, de apoio e de reconhecimento aos profissionais do nosso Hospital e às suas famílias neste momento particularmente triste e preocupante para todos nós, e o desejo de que não seja confirmado o contágio e, caso o seja, que recuperem e fiquem de saúde”.

Recorde-se que às 18h00 desta sexta-feira, a situação epidemiológica no concelho de Peniche, dava conta de duas pessoas infectadas pela Covid-19 e de 29 pessoas em quarentena.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Luísa Inês/A VOZ DO MAR (arquivo)