Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste continua com 31 doentes infectados segundos os últimos dados oficiais

Covid 19 7

Permanece inalterado o número de 31 doentes na região no Oeste infectados com a Covid-19, pelo segundo dia consecutivo, segundo o último boletim da situação epidemiológica divulgado pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e se reporta às 23h00 de ontem.

O relatório sobre a situação epidemiológica nos 12 concelhos oestinos, segundo dados fornecidos pelas Autoridades Locais de Saúde, revela os seguintes resultados: Alenquer (2), Alcobaça (2), Caldas da Rainha (8), Óbidos (1), Peniche (2), Torres Vedras (13), Bombarral (2) e Lourinhã (1). Os concelhos de Nazaré, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos não registam, até ao momento, nenhum doente infectado pelo novo coronavírus.

As 12 Câmaras Municipais do Oeste fazem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras dá conta que um dos casos anteriormente reportados tem residência oficial fora do concelho, pelo que deixou de integrar os dados sobre a situação epidemiológica no concelho. Mas registou-se um novo caso na freguesia de Silveira. Existem 26 casos suspeitos, que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais, e 68 contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde.

Já quanto ao concelho de Peniche, a situação epidemiológica no concelho às 18 horas, segundo informação disponibilizada, dava ainda conta de 63 pessoas em quarentena e dois casos positivos referentes a não-residentes e que contam para a estatística de outros concelhos.

O Município da Lourinhã optou por revelar ainda que há 29 pessoas em quarentena e 42 em vigilância passiva. Mas há outros que, em relação ao dia de ontem, não avançaram qualquer informação, como é o caso dos municípios de Alcobaça, Caldas da Rainha, Cadaval e Arruda dos Vinhos, por exemplo.

O concelho do Bombarral continua, neste momento, com dois casos confirmados de doença Covid-19, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Existem ainda quatro casos suspeitos que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais. Todos os outros casos suspeitos submetidos ao teste até à presente data apresentaram resultado negativo.

A Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço informa que 10 pessoas foram contactadas no âmbito da investigação dos casos Covid-19, pelas Autoridades de Saúde, sete pessoas tiveram alta com vigilância e três permanecem em casa internadas num hospital, “por outros motivos de saúde mas, por normas hospitalares, fizeram o teste para despiste da doença Covid-19”.

O Município de Alenquer informa ainda que não tem casos suspeitos.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA