Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: sobe para 41 o número de doentes com mais quatro casos em Alcobaça e Torres Vedras

Covid 19 7

Segundo o relatório da situação epidemiológica da região Oeste feito pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, existem 41 casos de doentes infectados com a Covid-19, de acordo com os dados fornecidos pelas Autoridades Locais de Saúde às 19h00. São mais quatro doentes que ontem: três novos casos no concelho de Alcobaça e um no concelho das Caldas da Rainha.

A situação epidemiológica dos 12 concelhos em relação a esta terça-feira, com casos positivos do novo coronavírus, é a seguinte: Torres Vedras (15), Caldas da Rainha (10), Alcobaça (5), Alenquer (4), Peniche (3), Bombarral (2), Óbidos (1) e Lourinhã (1). Os concelhos de Nazaré, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos continuam a não registar, até ao momento, nenhum doente infectado.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste fazem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios.

O Município da Lourinhã revelou ao ALVORADA ao fim da noite que, para além de um caso positivo, subiu o número de pessoas em isolamento com vigilância activa para 41 pessoas (houve contacto directo com uma pessoa infectada, pelo que o confinamento é obrigatório e a vigilância é feita pela GNR e Autoridade de Saúde) e aumentou para 54 as pessoas em vigilância passiva (teve contacto indirecto com um doente infectado mas deve permanecer em casa e atento aos sintomas de saúde).

A Câmara Municipal de Peniche informou que, às 18h00, estavam registados, para além dos três casos positivos, três casos positivos referentes a não-residentes e que contam para a estatística de outros concelhos, bem como 61 pessoas em quarentena e 40 em vigilância das autoridades.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informou não houve alteração do relatório de ontem, ou seja, há 10 casos confirmados. Contudo, o CDOS - Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria refere que há 71 pessoas em vigilância nas suas residências.

O Município de Óbidos apenas partilha o ‘post’ da OesteCIM na sua página da rede social Facebook. Mas o CDOS Leiria contabiliza 19 pessoas que estão em regime de quarentena, para além de um caso positivo.

O Município do Bombarral continua hoje sem dar conta de nenhuma informação sobre a situação epidemiológica no concelho. O CDOS de Leiria refere a existência de 16 pessoas em vigilância para além dos dois casos positivos.

O mesmo sucede com o Município de Alcobaça que viu hoje subir para cinco o número de doentes infectados. Segundo o CDOS de Leiria, o número de pessoas sob vigilância das autoridades disparou para 151 casos.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que, para além dos quatro casos confirmados, não tem nenhum caso suspeito no concelho.

A Câmara Municipal da Nazaré apenas confirma a inexistência de qualquer caso positivo. Mas o CDOS de Leiria relata que há 26 pessoas sob vigilância das autoridades.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras confirma 15 casos confirmados - mais um que ontem - de doença Covid-19, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. O novo doente encontra-se na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, com a distribuição de casos a fazer-se da seguinte forma: Santa Maria, São Pedro e Matacães (5); São Pedro da Cadeira (4); Silveira (3); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (2); e Freiria (1). Existem 26 casos suspeitos no concelho que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 61 contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde.

No concelho do Cadaval, sem nenhum caso positivo, a edilidade não revelou hoje qualquer informação.

O Município de Sobral de Monte Agraço, que não regista nenhum caso positivo, não avançou hoje também com informação.

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, através de uma declaração em vídeo do presidente André Rijo, informa a população que não há nenhum caso positivo mas não avança mais pormenores.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Notícia actualizada às 00h04.

Texto: ALVORADA