Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: primeira morte no Oeste registada em Peniche e há mais três casos positivos

Covid 19 7

A primeira morte na região Oeste, pela Covid-19, ocorreu no concelho de Peniche, informou hoje a autarquia. Não foi avançada mais nenhuma informação sobre o paciente que faleceu. A nossa região conta com mais três doentes infectados que ontem, elevando-se agora a 44 casos confirmados.

Segundo o relatório da situação epidemiológica da região Oeste feito pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, existem 41 casos de doentes infectados com a Covid-19, de acordo com os dados fornecidos pelas Autoridades Locais de Saúde às 21h00. Os novos três doentes residem nos concelhos de Alenquer (2) e Caldas da Rainha (1).

A situação epidemiológica dos 12 concelhos em relação a esta quarta-feira, com casos positivos do novo coronavírus, é a seguinte: Torres Vedras (15), Caldas da Rainha (11), Alenquer (6), Alcobaça (5), Peniche (3), Bombarral (2), Óbidos (1) e Lourinhã (1). Os concelhos de Nazaré, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos continuam a não registar, até ao momento, nenhum doente infectado.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste fazem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios.

O Município da Lourinhã revelou ao ALVORADA esta noite que, para além da manutenção de um caso positivo, subiu o número de pessoas em isolamento com vigilância activa para 57  (mais 16 do que ontem) e aumentou para 67 as pessoas em vigilância passiva (mais 13 que ontem).

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica às 18h00, continuam a existir três casos positivos em três freguesias (Peniche, Atouguia da Baleia e Serra D’El Rei), três casos positivos referentes a não-residentes e que contam para a estatística de outros concelhos, bem como 57 pessoas (menos quatro) em quarentena e 40 (menos uma) em vigilância pelas autoridades.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras confirma que continuam a existir 15 casos confirmados, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. A distribuição de casos é a seguinte: Santa Maria, São Pedro e Matacães (5); São Pedro da Cadeira (4); Silveira (3); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (2); e Freiria (1). Existem 36 casos suspeitos (mais 10 que ontem) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 52 contactos (menos nove) sob vigilância activa das autoridades de saúde.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que tem mais dois novos casos de doentes infectados, elevando-se para seis: União de Freguesias de Alenquer (4) e União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres (2). Um dos novos casos tem relação de parentesco com um dos doentes que se encontrava a recuperar em casa e numa visita terá ficado infectado. O outro caso prende-se com um doente que se encontrava em quarentena e, perante a persistência dos sintomas, foi encaminhado para fazerv o teste pela linha SNS24. Não há registo de casos suspeitos.

No concelho do Cadaval, sem nenhum caso positivo, a edilidade não revelou hoje, mais uma vez, qualquer informação.

O mesmo sucede com o Município de Alcobaça, que tem cinco doentes infectados. Segundo o CDOS - Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria, o número de pessoas sob vigilância das autoridades disparou para 173 casos (mais 22 que ontem).

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, através de uma declaração em vídeo do presidente, informa a população que não há nenhum caso positivo mas não avança mais pormenores sobre se há ou não pessoas em quarentena. André Rijo Informa que na próxima sessão do executivo camarário vai ser aprovado um pacote de mais de 40 medidas para apoiar a população e as empresas do concelho.

O Município de Sobral de Monte Agraço, que não regista nenhum caso positivo, ainda não tinha avançado com informação do dia de hoje. Ontem à noite dava conta de 14 pessoas contactadas pelas autoridades, oito com vigilância alta e seis em isolamento com vigilância activa (incluindo os três doentes que estão internados no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures).

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha não revelou qualquer informação. Para além do número de casos positivos ter subido para 11 (mais um que ontem), o CDOS de Leiria revela que há 79 pessoas (mais oito) em vigilância nas suas residências.

O Município de Óbidos apenas partilha o ‘post’ da OesteCIM na sua página da rede social Facebook. O CDOS Leiria continua a contabilizar 19 pessoas que estão em regime de quarentena, para além de haver um caso positivo.

O Município do Bombarral continua sem dar informação sobre a situação epidemiológica no concelho. O CDOS de Leiria refere a existência de 16 pessoas (mais uma que ontem) em vigilância, para além dos dois casos positivos já conhecidos.

A Câmara Municipal da Nazaré apenas confirma a inexistência de qualquer caso positivo. Mas o CDOS de Leiria relata que há 28 pessoas (mais duas que ontem) sob vigilância das autoridades.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA