Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Cadaval regista os primeiros três casos de doentes infectados

Covid 19 7

O concelho do Cadaval registou ontem à noite os primeiros três casos de doentes infectados pela Covid-19, segundo revelou a autarquia, “os quais se encontravam já em situação de vigilância”, revelou a Câmara Municipal. Estão também seis pessoas em vigilância activa pelas autoridades e oito em vigilância passiva neste concelho. Continuam sem registar qualquer caso da doença, na nossa região, os concelhos de Nazaré, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos. “Infelizmente, pouco tempo após a publicação da notícia que dava conta de ainda não se verificarem casos no concelho, o Município era informado, pela Autoridade Local de Saúde, dos primeiros três casos confirmados”, refere a edilidade cadavalense na sua página na internet.

No caso do Cadaval, não está previsto que o Centro de Saúde local venha a ter Área Dedicada à COVID-19 (ADC) por decisão da ARSLVT - Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. O atendimento de cuidados de saúde primários (ADC Comunidade), após encaminhamento da Linha SNS24, será assegurado pela ADC Lourinhã, um dos três locais do ACES/Oeste Sul contemplados com esta vertente. “A partir daí e consoante os sintomas, o utente cadavalense suspeito ou ficará em casa, em automonitorização, ou será direcionado para fazer testes no ADC Mafra (após avaliação médica, portanto)”, informa ainda a autarquia cadavalense.

Tal como revelámos ontem à noite, a primeira morte na região Oeste, pela Covid-19, ocorreu no concelho de Peniche. Não foi avançada mais nenhuma informação sobre o paciente que faleceu por parte da autarquia local. A nossa região conta, nesta altura, com mais seis doentes infectados que na terça-feira, elevando-se agora a 48 casos confirmados.

Segundo o relatório de ontem da situação epidemiológica da região Oeste feito pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, de acordo com os dados fornecidos pelas Autoridades Locais de Saúde às 21h00, existiam 48 casos de doentes infectados com a Covid-19. 

A situação epidemiológica conhecida dos 12 concelhos em relação a esta quinta-feira, neste momento, com 48 casos positivos do novo coronavírus, é a seguinte: Torres Vedras (15), Caldas da Rainha (11), Alenquer (6), Alcobaça (6), Peniche (3), Cadaval (3), Bombarral (2), Óbidos (1) e Lourinhã (1).

Portugal regista hoje 209 mortes associadas à Covid-19, mais 22 do que na quarta-feira, e 9.034 infetados (mais 783), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).

No dia em que assinala um mês desde que o primeiro caso da doença foi detectado em Portugal, o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24h00 de quarta-feira, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (107), seguida da região Centro (55), da região de Lisboa e Vale do Tejo (44) e do Algarve, que hoje regista três mortos.

Relativamente a quarta-feira, em que se registavam 187 mortes, hoje observou-se um aumento de 11,8% (mais 22).

De acordo com dados da DGS, há 9.034 casos confirmados, mais 783, um aumento de 9,5% face a quarta-feira.

Notícia actualizada às 13h14.

Texto: ALVORADA