Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: região Oeste com mais sete casos positivos nas últimas 24 horas

Covid 19 7

A região Oeste tem agora registados 55 doentes infectados com o novo coronavírus, mais sete que em relação a quarta-feira. Os concelhos de Arruda dos Vinhos e da Nazaré registaram os primeiros casos, o concelho de Torres Vedras tem mais dois e aumentou, com um caso cada, nos concelhos de Alenquer, Caldas da Rainha e Peniche. Recorde-se que a primeira morte na nossa região, provocada pela Covid-19, ocorreu no concelho de Peniche.

Segundo o relatório da situação epidemiológica da nossa região feito pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, às 21h00, a situação nos 12 concelhos é a seguinte: Torres Vedras (17), Caldas da Rainha (12), Alenquer (7), Alcobaça (6), Peniche (4), Cadaval (3), Bombarral (2), Nazaré (1), Óbidos (1), Arruda dos Vinhos (1) e Lourinhã (1). O concelho de Sobral de Monte Agraço é o único que não regista, até ao momento, nenhum doente infectado.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste fazem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios.

O Município da Lourinhã ainda não tinha revelado nenhuma informação sobre o dia de hoje. Mantém-se um caso positivo (Freguesia do Vimeiro) e, ontem, tinha subido o número de pessoas em isolamento com vigilância activa para 57 (mais 16) e aumentou para 67 as pessoas em vigilância passiva (mais 13).

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica às 18h00, são agora quatro casos positivos (mais um) em três freguesias: Peniche (2), Atouguia da Baleia (1) e Serra D’El Rei (1), três casos positivos referentes a não-residentes e que contam para a estatística de outros concelhos, bem como 57 pessoas (mantém-se) em quarentena e 39 (menos uma) em vigilância pelas autoridades.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras confirma a existência de 17 casos (mais dois que ontem) confirmados de doença Covid-19, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. A distribuição de casos pelas freguesias do concelho faz-se da seguinte forma: Santa Maria, São Pedro e Matacães (7); São Pedro da Cadeira (4); Silveira (3); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (2); e Freiria (1). Existem 23 casos suspeitos (menos 13 que ontem) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 57 contactos (mais cinco que ontem) sob vigilância activa das autoridades de saúde.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que tem mais um novo caso confirmado, elevando-se para sete: União de Freguesias de Alenquer (5) e União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres (2). O novo caso diz respeito a um doente que se encontrava em situação de isolamento profiláctico na sua residência e que, pela persistência dos sintomas da doença, foi testado por indicação do SNS24.

O concelho do Cadaval tem três casos positivos e, segundo a autarquia, são todos da mesma família e já estavam confinados no seu domicílio. Não foram avançados mais dados. Numa mensagem em vídeo, o presidente da Câmara Municipal, José Bernardo, elogia “a coesão demonstrada por todos os colegas presidentes de câmara da OesteCIM desde o início deste processo” e “o papel agregador dos primeiro e segundo secretários” desta instituição. O autarca mostrou-se também grato, entre outras entidades, à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e ao secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, “pelas palavras de apoio e disponibilidade”. A edilidade tem preparados espaços de acolhimento para doentes não-urgentes no Pavilhão Municipal do Cadaval (40 camas) e no Quartel do Montejunto da Força Aérea Portuguesa (20 camas), para além de uma unidade de alojamento local no Vilar (15 camas). O executivo camarário vai decidir esta sexta-feira, em reunião, o pacote de medidas de apoio às famílias e empresas do concelho durante esta pandemia.

O Município de Alcobaça, que tem seis doentes infectados, não revelou mais uma vez qualquer informação. Segundo o CDOS - Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria, o número de pessoas sob vigilância das autoridades disparou para 195 casos (mais 22 que ontem).

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, através de uma declaração em vídeo do presidente, informa a população que há um caso positivo. Trata-se, segundo André Rijo, de um emigrante que regressou dos Estados Unidos da América. O autarca não avança mais pormenores sobre se há mais pessoas em quarentena.

O Município de Sobral de Monte Agraço, que não regista nenhum caso positivo, ainda não tinha avançado com informação do dia de hoje. Ontem à noite dava conta de 14 pessoas contactadas pelas autoridades, oito com vigilância alta e seis em isolamento com vigilância activa (incluindo os três doentes que estão internados no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures), os mesmos números de terça-feira.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que há 12 casos (mais um que ontem) que se encontram assim distribuídos: Freguesias de Nª Srª do Pópulo e São Gregório (5), Santa Catarina (5), Tornada e Salir do Porto (1); e Santo Onofre e Serra do Bouro (1). O CDOS de Leiria revela que há 79 pessoas (mais seis) em vigilância nas suas residências.

O Município de Óbidos apenas partilha o ‘post’ da OesteCIM na sua página da rede social Facebook. O CDOS Leiria continua a contabilizar 19 pessoas que estão em regime de quarentena, para além de haver um caso positivo.

O Município do Bombarral continua sem dar informação sobre a situação epidemiológica no concelho. O CDOS de Leiria refere a existência de 16 pessoas (mais três que ontem) em vigilância, para além dos dois casos positivos já conhecidos.

A Câmara Municipal da Nazaré confirma a existência do primeiro caso positivo, esclarecendo que se trata de um idoso natural do concelho, internado há algum tempo, sem contactos com o exterior. “Tudo indica que terá contraído o vírus em meio hospitalar, segundo as informações adiantadas pela Autoridade de Saúde Pública”, informa a edilidade. O CDOS de Leiria relata que há 34 pessoas (mais seis que ontem) sob vigilância das autoridades.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA.