Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste regista 61 doentes com seis novos casos no Bombarral, Torres, Nazaré e Alenquer

Covid 19 7

A região Oeste tem agora registados 61 doentes infectados com o novo coronavírus, mais seis que em relação a quinta-feira: Torres Vedras (2), Bombarral (2), Alenquer (1) e Nazaré (1). Recorde-se que a primeira morte na nossa região, provocada pela Covid-19, ocorreu no concelho de Peniche.

Segundo o relatório da situação epidemiológica da nossa região feito pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, às 19h00, a situação nos 12 concelhos era a seguinte: Torres Vedras (19), Caldas da Rainha (12), Alenquer (8), Alcobaça (6), Bombarral (4), Peniche (4), Cadaval (3), Nazaré (2), Óbidos (1), Arruda dos Vinhos (1) e Lourinhã (1). O concelho de Sobral de Monte Agraço é o único que não regista, até ao momento, nenhum doente infectado.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste fazem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios.

Pelo segundo dia consecutivo e apesar do nosso contacto, o Município da Lourinhã não avança com dados referentes aos casos registados no concelho, porque não os recebeu da Autoridade de Saúde. Mantém-se oficialmente o registo de um caso positivo (Freguesia do Vimeiro). Os restantes dados referem-se apenas a quarta-feira mas podem já estar desactualizados: tinha então subido o número de pessoas em isolamento com vigilância activa para 57 (mais 16) e aumentado para 67 as pessoas em vigilância passiva (mais 13).

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica às 18h00, continuam a ser quatro os casos positivos, distribuídos por três freguesias: Peniche (2), Atouguia da Baleia (1) e Serra D’El Rei (1). Há ainda a registar três casos positivos referentes a não-residentes e que contam para a estatística de outros concelhos. Estão ainda 47 pessoas (menos 10) em quarentena e 29 (menos 10) em vigilância pelas autoridades. A Câmara Municipal de Peniche esteve hoje reunida em videoconferência e aprovou, por unanimidade, 20 medidas de apoio a famílias, empresas e instituições, neste período difícil para a população.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras confirma a existência de 19 casos (mais dois que ontem) confirmados da pandemia da Covid-19, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. A distribuição dos doentes pelas freguesias do concelho faz-se da seguinte forma: Santa Maria, São Pedro e Matacães (8); São Pedro da Cadeira (5); Silveira (3); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (2); e Freiria (1). Existem 35 casos suspeitos (mais 12 que ontem) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 65 contactos (mais oito que ontem) sob vigilância activa das autoridades de saúde.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que tem mais um doente confirmado, elevando-se para oito: União de Freguesias de Alenquer (5), Carregado e Cadafais (1) e União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres (2). O novo caso diz respeito a um militar, com domicílio profissional em Lisboa, que se encontra em quarentena no domicílio. Não são revelados mais dados.

O concelho do Cadaval continua com três casos positivos. Hoje não são avançados mais nenhuns dados sobre a situação no concelho.

O Município de Alcobaça, que tem seis doentes infectados, não revelou mais uma vez qualquer informação.

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, através de uma declaração em vídeo do presidente, informa a população que se mantém um caso positivo. André Rijo falou telefonicamente com o emigrante que regressou ao concelho infectado dos Estados Unidos da América, expressando a solidariedade do município e que o mesmo está a cumprir todas as medidas impostas pela Autoridade de Saúde.

O Município de Sobral de Monte Agraço, que não regista nenhum caso positivo, confirmou que há 14 pessoas contactadas pelas autoridades na investigação à Convid-19, oito com vigilância alta e seis em isolamento com vigilância activa (incluindo os três doentes que estão internados no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures). Ou seja, a situação mantém-se inalterada.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que se mantêm 12 casos que se encontram assim distribuídos: Freguesias de Nª Srª do Pópulo e São Gregório (5), Santa Catarina (5), Tornada e Salir do Porto (1); e Santo Onofre e Serra do Bouro (1). Não são avançados mais dados.

O Município de Óbidos apenas partilha o ‘post’ da OesteCIM na sua página da rede social Facebook, sobre os dados de hoje, não se sabendo mais nada sobre a situação epidemiológica no concelho. A edilidade informa que foram aprovadas hoje, por unanimidade, na reunião do executivo camarário, realizada por vídeoconferência, um conjunto de medidas de apoio às famílias e empresas do concelho.

O Município do Bombarral revela apenas a existência do terceiro caso positivo (quanto a OesteCIM afirma que são quatro) e, no relatório da situação epidemiológica, sublinha que se trata de um adulto, residente na União de Freguesias de Bombarral e Vale Côvo. “O mesmo encontra-se estável e sem sintomas. De referir, ainda assim, que este caso se encontra em isolamento activo, estando a situação a ser devidamente acompanhada pelas autoridades de saúde”, informa a autarquia. Não são revelados mais pormenores da situação no concelho.

A Câmara Municipal da Nazaré confirma a existência de mais dois casos. Mas não revela mais nenhuma informação.

Destaca-se ainda que, ao contrário do que vinha sucedendo, o ACES Oeste Norte (um dos dois Agrupamentos dos Centro de Saúde da nossa região), apenas forneceu ao CDOS – Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria, os dados referentes aos casos confirmados. Os restantes dois Agrupamentos dos Centros de Saúde do distrito de Leiria (ACES Pinhal Litoral e ACES Pinhal Interior Norte) continuam a fornecer os números referentes aos casos em vigilância pelas autoridades. Ou seja, há uma maior restrição no acesso à informação na região Oeste.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA