Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste contabiliza duas mortes e mais oito casos positivos em quatro concelhos

Covid 19 7

São agora 81 os doentes com a Covid-19 na nossa região, face aos oito novos casos, cujas análises foram positivas: Torres Vedras (4), Lourinhã (2), Bombarral (1) e Cadaval (1). Há duas mortes a lamentar: depois de Peniche foi a vez do Bombarral.

A situação epidemiológica da nossa região, feito às 20h00 pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, era a seguinte: Torres Vedras (27), Caldas da Rainha (14), Alenquer (10), Alcobaça (7), Peniche (7), Lourinhã (4), Bombarral (4), Cadaval (4), Nazaré (2), Óbidos (1) e Arruda dos Vinhos (1). O concelho de Sobral de Monte Agraço é o único que não regista, até ao momento, nenhum doente infectado.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste fazem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios

Quanto ao concelho da Lourinhã, aumentou para quatro (mais dois) os doentes infectados pela Covid-19. Os casos foram registados nas freguesias de Lourinhã e Atalaia, que se juntam aos que foram registados no Reguengo Grande e no Vimeiro. A informação avançada hoje pela Câmara Municipal, refere que estão 48 pessoas (menos quatro) em vigilância activa (quarentena) e 40 (mais 28) em auto-avaliação (nas suas residências).

Para além da primeira morte, o Município do Bombarral informa ainda que hoje foi conhecido o quarto doente com análises positivas à Covid-19. Trata-se de uma mulher residente na área da União de Freguesias de Bombarral e Vale Côvo. O presidente do executivo camarário, Ricardo Fernandes, apresenta pelo Facebook as condolências a todos os familiares e amigos da vítima, um idoso que se encontrava internado no Hospital das Caldas da Rainha e que foi o primeiro caso positivo registado no concelho. Não são avançados mais pormenores pela edilidade mas o boletim da situação epidemiológica de hoje comunicado pelo CDOS - Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria refere que continuam 38 pessoas em vigilância pelas autoridades.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica às 18h00, são sete (inalterado) os doentes com análises positivas do novo coronavírus, distribuídos pelas quatro freguesias: Peniche (2), Serra D’El Rei (2), Ferrel (2) e Atouguia da Baleia (1). Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há ainda a registar um caso positivo (inalterado) referente a um não-residente e que conta para a estatística de outro concelho. Estão ainda 39 pessoas (inalterado) em quarentena e 32 (mais dois) em vigilância pelas autoridades, segundo a autarquia. Contudo, dados avançados hoje pelo CDOS - Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria, com base na informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Norte, são 120 (mais um) os casos que estão em vigilância pelas autoridades.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras confirma a existência de 27 casos (mais quatro) confirmados da pandemia da Covid-19, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. A distribuição dos doentes pelas freguesias do concelho faz-se da seguinte forma: Santa Maria, São Pedro e Matacães (11); São Pedro da Cadeira (6); Silveira (3); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (2); Ponte do Rol (1); União das Freguesias de Carvoeira e Carmões (2); Turcifal (1); e Freiria (1). Existem 38 casos suspeitos (mais 205 que ontem) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 102 contactos (mais 28 que ontem) sob vigilância activa das autoridades de saúde.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que o número de doentes infectados são agora 9 doentes: União de Freguesias de Alenquer (5); União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres (2); Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha (1); e Carregado e Cadafais (1). É o primeiro município a revelar o primeiro doente recuperado da doença que reside na freguesia de Alenquer.

O Município do Cadaval regista o quarto caso positivo mas não avança mais dados.

O concelho de Alcobaça tem sete doentes infectados. O Município continua sem revelar qualquer informação. O CDOS de Leiria informa que o número de pessoas que estão em vigilância pelas autoridades disparou para 262 (mais 10).

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, através do presidente André Rijo, confirma que se mantém um caso positivo mas não há mais informação sobre a situação epidemiológica. O executivo aprovou por unanimidade, em sessão de câmara, um plano com 43 medidas de mitigação dos efeitos causados pela pandemia.

O Município de Sobral de Monte Agraço continua a ser o único concelho sem casos positivos. O relatório de hoje, relativo a dados de ontem, dá conta de 15 (menos um) pessoas contactadas pelas autoridades na investigação à Convid-19, 11 (mantém-se) com alta de vigilância e quatro (menos quatro) em isolamento com vigilância activa).

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que há 14 doentes do novo coronavírus, que se encontram assim distribuídos: Freguesias de Nª Srª do Pópulo, Coto e São Gregório (6), Santa Catarina (5), Tornada e Salir do Porto (2); e Santo Onofre e Serra do Bouro (1). Não são avançados mais dados. Mas o CDOS de Leiria revela que há 94 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades.

O Município de Óbidos não se pronuncia sobre a situação epidemiológica no concelho, onde existe um caso positivo, partilhando apenas o ‘post no Facebook da OesteCIM. Mas o CDOS de Leiria adianta que há 25 (inalerado) pessoas que estão em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal da Nazaré confirma a existência de dois casos positivos. Mas não revela mais nenhuma informação. O CDOS de Leiria diz que há neste concelho 54 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA