Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Centro Hospitalar do Oeste disponibiliza apoio em saúde mental aos profissionais e utentes

covid19 M

No âmbito da pandemia Covid-19, o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHO - Centro Hospitalar do Oeste criou linhas telefónicas de apoio em saúde mental para os profissionais.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a instituição responsável pela gestão dos três hospitais públicos da região sublinha que estes profissionais, “devido à natureza das suas funções, são um grupo de trabalhadores que apresenta um elevado risco de infecção e perturbação emocional, proveniente do tipo de cuidados prestados em ambiente hospitalar, e dos altos níveis de stress a que estão sujeitos”.

Para os utentes das unidades hospitalares oestinas - em Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras - e seus familiares que, no âmbito da pandemia, sejam casos suspeitos ou confirmados com Covid-19, o médico assistente referencia-os, em caso de necessidade, para o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHO.

“O apoio em Saúde Mental prestado será preferencialmente através de telefone, de forma a reduzir risco de transmissão e de infecção, sem prejuízo de deslocação do técnico ao serviço de internamento, quando manifestamente necessário”, destaca o CHO.

No que respeita ao apoio a crianças, adolescentes e seus familiares/cuidadores, suspeitos ou confirmados com Covid-19, a referenciação deverá ser realizada através do médico pediatra assistente. “O acompanhamento dos restantes utentes, não suspeitos ou confirmados, mantém-se, estando o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHOeste a realizar consultas presenciais consideradas urgentes, bem como consultas não presenciais”, esclarece o comunicado remetido ao nosso jornal.

O acompanhamento dos restantes utentes, não suspeitos ou confirmados, mantém-se, estando o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHOeste a realizar consultas presenciais consideradas urgentes, bem como consultas não presenciais. Em caso de necessidade, os utentes poderão contactar este serviço hospitalar, preferencialmente por via telefónica, através do número 262 830 362. "Os utentes e profissionais são a nossa primordial preocupação, estando o Centro Hospitalar do Oeste a desenvolver todos os esforços para assegurar a resposta necessária nesta fase extraordinária e complexa”, conclui o documento do conselho de administração liderado por Elsa Baião.

Recorde-se que o Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Texto: ALVORADA