Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: 89 casos no Oeste com oito novos doentes em Alcobaça, Caldas da Rainha, Torres Vedras e Lourinhã

Covid 19 7

Surgiram três novos casos no concelho da Lourinhã e o número de doentes com a Covid-19, na região Oeste, subiu para 89. Os restantes cinco novos casos, cujas análises foram positivas, foram registados em Alcobaça (3), Torres Vedras (1) e Caldas da Rainha (1).

A situação epidemiológica da nossa região, feito às 22h00 pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, era a seguinte: Torres Vedras (28), Caldas da Rainha (15), Alenquer (10), Alcobaça (10), Peniche (7), Lourinhã (4 que agora passou a 7), Bombarral (4), Cadaval (4), Nazaré (2), Óbidos (1) e Arruda dos Vinhos (1). O concelho de Sobral de Monte Agraço é o único que não regista, até ao momento, nenhum doente infectado. Há duas mortes a lamentar: depois de Peniche foi a vez do Bombarral.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste fazem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios

Quanto ao concelho da Lourinhã subiu o número de doentes infectados para sete (mais três), residentes na União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia. Mantêm-se os outros quatro doentes infectados pela Covid-19, distribuídos pelas freguesias de Lourinhã e Atalaia, Reguengo Grande e no Vimeiro. A situação epidemiológica revelada ao fim da noite de ontem pela Câmara Municipal, com base na informação concedida pela Delegada de Saúde, dá ainda conta de 65 pessoas (mais 17) em vigilância activa (quarentena) e 36 (menos quatro) em auto-avaliação (nas suas residências). A edilidade revela, ainda, que o Serviço Municipal de Protecção Civil reforçou os equipamentos de protecção individual dos militares do Posto Territorial da GNR da Lourinhã e, ainda, dos operacionais dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã.

O Município do Bombarral não avança dados sobre a situação epidemiológica do concelho, que tem quatro casos positivos e regista um óbito. Mas dados do ACES Oeste Norte revelam que há 19 pessoas em vigilância (menos 19). Numa mensagem gravada hoje, em vídeo, o autarca Ricardo Fernandes sublinha que foi criada uma linha telefónica de apoio ao munícipe (261 609 020).

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica às 18h00, são sete (inalterado) os doentes com análises positivas do novo coronavírus, distribuídos pelas quatro freguesias: Peniche (2), Serra D’El Rei (2), Ferrel (2) e Atouguia da Baleia (1). Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há ainda a registar um caso positivo (inalterado) referente a um não-residente e que conta para a estatística de outro concelho. Estão ainda 53 (mais 14) pessoas em quarentena e 32 (inalterado) em vigilância pelas autoridades, segundo a autarquia. Contudo, segundo dados avançados hoje pelo CDOS, com base na informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Norte, são 89 (menos 31) os casos que estão em vigilância pelas autoridades.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras confirma a existência de 29 casos confirmados da pandemia da Covid-19, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Contudo, são 28 casos activos (mais um) e um doente que recuperou da doença, o primeiro do concelho. A distribuição dos pacientes pelas freguesias do concelho faz-se da seguinte forma: Santa Maria, São Pedro e Matacães (12); São Pedro da Cadeira (6); Silveira (3); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (2); Ponte do Rol (1); União das Freguesias de Carvoeira e Carmões (2); Turcifal (2); e Freiria (1). Existem 28 casos suspeitos (menos 10 que ontem) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 106 contactos (mais 4 que ontem) sob vigilância activa das autoridades de saúde.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que o número total de casos confirmados mantém-se nos 10, sendo 1ue nove estão activos e um doente está recuperado: União de Freguesias de Alenquer (5); União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres (2); Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha (1); e Carregado e Cadafais (1). Foi o primeiro município oestino a revelar o primeiro doente recuperado da doença.

O Município do Cadaval regista quatro casos positivos. Hoje revelou, bom base na informação epidemiológica de ontem, que os casos estão assim distribuídos: Vermelha (3); Painho e Figueiros (1). Existiam 18 pessoas em vigilância activa e 11 pessoas em vigilância passiva.

O concelho de Alcobaça tem 10 doentes infectados (mais três). A autarquia continua sem revelar qualquer informação. O CDOS de Leiria informa que o número de pessoas que estão em vigilância pelas autoridades baixou para 117 (menos 145).

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, através do presidente André Rijo, confirma que se mantém um caso positivo mas não há mais informação sobre a situação epidemiológica. O autarca revela que amanhã vai decorrer uma grande acção de higienização de ruas, por todo o concelho, que juntará equipamentos da autarquia, juntas de freguesia e dos Bombeiros Voluntários, apoiada por agricultores voluntários com os seus tractores.

O Município de Sobral de Monte Agraço continua a ser o único concelho sem casos positivos. A autarquia não revelou hoje qualquer informação. O relatório de ontem dava conta de 15 (menos um) pessoas contactadas pelas autoridades na investigação à Convid-19, 11 (mantém-se) com alta de vigilância e quatro (menos quatro) em isolamento com vigilância activa).

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que há 15 doentes (mais um) do novo coronavírus, que se encontram assim distribuídos: Freguesias de Nª Srª do Pópulo, Coto e São Gregório (6), Santa Catarina (5), Tornada e Salir do Porto (2); e Santo Onofre e Serra do Bouro (2). Não são avançados mais dados. Mas o CDOS de Leiria revela que há 59 (menos 33) pessoas em vigilância pelas autoridades. O presidente Tinta Ferreira partilha hoje num vídeo que gravou para dar conta à população das acções desenvolvidas pela autarquia para debelar a pandemia. O autarca, entre outras iniciativas, referiu que foi disponibilizado alojamento para profissionais de saúde e ofertado mais de 60 mil equipamentos de protecção invidividual pelas instituições do concelho, entre outro material, para além de medidas de apoio social.

O Município de Óbidos não se pronuncia sobre a situação epidemiológica no concelho, onde existe um caso positivo, partilhando apenas o ‘post no Facebook da OesteCIM. Mas o CDOS de Leiria adianta que há 8 (menos 17) pessoas que estão em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal da Nazaré confirma a manutenção de dois casos positivos e não revela mais nenhuma informação da situação epidemiológica. O CDOS de Leiria diz que há neste concelho 27 (menos 27) pessoas em vigilância pelas autoridades. A autarquia informa que esta quarta-feira entra em funcionamento o ‘drive-thru’ para rastreio da Covid-19 dos concelhos de Alcobaça e Nazaré junto ao MercoAlcobaça.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Notícia actualizada à 1h18.

Texto: ALVORADA