Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: ‘CETEMARES’ em Peniche vai abrir centro de análises até final do mês

IPL e OesteCIM

A estrutura científica ‘CETEMARES’, em Peniche, poderá ter em funcionamento ainda este mês um centro de análises à Covid-19, revelou ao ALVORADA o presidente do Politécnico de Leiria, entidade que tutela este centro de investigação que está localizado junto ao Porto de Pesca da cidade piscatória. Segundo revelou Rui Pedrosa, este processo está a ser articulado entre o IPL e as Administrações Regionais de Saúde do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, “porque temos as condições laboratoriais, os equipamentos e as pessoas para podermos fazer este trabalho, assim sejam cumpridos alguns compromissos com as autoridades de saúde, que à partida existem, porque é um trabalho que tem que ser feita em estreita articulação”.

Neste momento estão a decorrer os últimos procedimentos para montar este centro de análises à Covid-19 neste centro de investigação em Peniche, pois é necessário proceder à introdução de alguma adaptação do trabalho do ‘CETEMARES, a aquisição de equipamentos de protecção individual (EPI’s), alguma formação profissional e capacitação do ponto de vista da utilização dos meios. Ainda segundo Rui Pedrosa, “ainda não temos a data para a entrada em funcionamento deste centro mas espero que seja o mais rápido que consigamos e admito que possa ser ainda este mês”.

Inaugurado em 2015, o ‘CETEMARES’ é o Centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D), Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo do IPL, que representa uma aposta na construção de uma nova infraestrutura científica e tecnológica de apoio às actividades de investigação no âmbito dos recursos marinhos e da sua sustentabilidade. Esta infraestrutura científica é a sede do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do IPLeiria, permitindo uma maior interação com o mar e a indústria devido a uma localização privilegiada no Porto de Peniche. O edifício CETEMARES conta com cerca de 2000 m2 de laboratórios providos com os mais modernos equipamentos na área da biologia, pescas, aquacultura, biotecnologia, química, microbiologia e tecnologia dos alimentos e também vários espaços dedicados à formação e transferência do conhecimento, tornando esta a única infraestrutura do distrito de Leiria e Oeste dedicada exclusivamente à Ciência e Tecnologia do Mar.

As universidades e politécnicos estão a assegurar a realização de testes da Covid-19 por todo o país em lares de idosos e à comunidade em geral, num movimento considerado pelo Governo “inédito a nível nacional”. O ministro da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor, adiantou em Bragança que já há cinco laboratórios da academia a fazerem estes testes e “acerca de mais 10 estão a planear o arranque”, desde Bragança ao Algarve, no âmbito de um programa que envolve também os ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Coesão Territorial.

No âmbito da actividade do IPL na luta contra a pandemia, tal como o ALVORADA noticiou esta terça-feira, foram ofertadas 1.200 viseiras de protecção contra a Covid-19 em conjunto com o NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, numa cerimónia que decorreu nas Caldas da Rainha, na sede da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. Este equipamento foi distribuído pelo CHO - Centro Hospitalar do Oeste e também pelo ACES Oeste Norte e pelo ACES Oeste Sul. Ficaram assim abrangidos os profissionais de saúde ao serviço dos hospitais públicos de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras e, ainda, de todos os Centros de Saúde da região Oeste. Este foi o resultado de um trabalho solidário que juntou também CEFAMOL - Associação Nacional da Indústria de Moldes, APIP - Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos, a ACILIS - Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria, o CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos e a ARICOP - Associação Regional dos Industriais de Construção e Obras Públicas de Leiria.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA