Ministro da Agricultura defende no Bombarral reforço dos apoios para agricultores aumentarem rendimento
- Oeste
- 13/08/2024 22:39
Os apoios aos agricultores aprovados pelo Governo no último Conselho de Ministros vêm reforçar o financiamento ao sector e aumentar o rendimento por hectare, disse hoje o ministro da Agricultura à comunicação social, no decorrer da inauguração do 39º Festival do Vinho Português e 29ª Feira Nacional da Pêra Rocha. “Quisemos mesmo reforçar o rendimento e, por isso, pela primeira vez, o Orçamento de Estado vai contribuir anualmente com 60 milhões por ano até 2029”, disse José Manuel Fernandes, que se fez acompanhar nesta deslocação ao certame com o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias.
O reforço do financiamento no âmbito dos apoios concedidos pelo Plano Estratégico da Política Agrícola Comum vai permitir os agricultores aumentarem a sua rentabilidade, garante o Governo. “Estava previsto um rendimento médio de 80 euros por hectare, que passará para 126 euros, um aumento de cerca de 50%”, especificou o titular da pasta governamental. Os apoios concedidos vão ter efeitos quando abrirem os novos avisos de candidatura em 2025.
O Ministério da Agricultura pretende também flexibilizar os apoios e simplificar os processos de candidatura para chegarem a mais agricultores. José Manuel Fernandes anunciou ainda um apoio de 50 mil euros, que pode chegar aos 55 mil euros em “zonas vulneráveis”, para um jovem se iniciar na agricultura e “promover a renovação geracional”, cuja média de idade em Portugal (64) é superior à da União Europeia (58). “Temos um outro objectivo que é diminuir o défice agroalimentar, que, em dez anos, triplicou, passando de 1.100 milhões de euros para mais de 3.300 milhões, e contribuir para a autonomia estratégica da União Europeia”, acrescentou o governante.
Na sessão de inauguração do certame, o presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, a exemplo do ano passado, voltou a defender a construção do futuro Hospital do Oeste no concelho, tal como foi decidido pelo anterior Governo e pela recomendação aprovada há semanas nesse sentido pela Assembleia da República. Vários autarcas da região marcaram também presença no evento, entre os quais o presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho, acompanhado pelos presidentes dos executivos do Reguengo Grande, Ana Barros, e da União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, assim como uma delegação da Colegiada da Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã. Também marcaram presença o presidente do conselho intermunicipal da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, o autarca alenquerense Pedro Folgado, e o presidente da Câmara Municipal do Cadaval, José Bernardo.
O Festival do Vinho Português e Feira Nacional da Pêra Rocha decorre entre esta terça-feira e domingo na Mata Municipal, contando este ano com cerca de 90 expositores presentes, entre os quais dois provenientes do concelho da Lourinhã: Adega Cooperativa da Lourinhã e Adega d’Arrocha. Em ambos os espaços a comitiva teve a oportunidade de degustar vinho e aguardente DOC Lourinhã.
O ingresso diário tem o custo de cinco euros, enquanto que o passe para os seis dias do certame, para residentes no concelho, tem o custo de 15 euros, sendo obrigatório a apresentação de comprovativo de morada. O mesmo será vendido, em exclusivo, no Posto de Turismo do Bombarral. Para os restantes visitantes, o passe tem o custo de 20 euros. As entradas são gratuitas até aos 16 anos, inclusive, mediante apresentação do Cartão do Cidadão. Os ingressos (passe geral e bilhete diário) podem ser adquiridos online, através da Ticketline.