Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Nazaré regista mais um óbito e há novos casos em Caldas e Óbidos

Covid 19 7

São já quatro os óbitos confirmados na região Oeste, vítimas do novo coronavírus. Depois de Peniche e Bombarral, surgiu a segunda baixa mortal na Nazaré. Em Caldas da Rainha há o registo de dois novos casos. O concelho de Óbidos regista o segundo caso. Na região Oeste há 99 casos positivos que estão a ser tratados pelas autoridades de saúde.

O relatório da situação epidemiológica da nossa região pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste é a seguinte: Torres Vedras (28), Caldas da Rainha (18), Alcobaça (16), Alenquer (13), Peniche (6 mas autarquia diz que são 7), Lourinhã (7), Cadaval (4), Bombarral (3), Óbidos (2) e Arruda dos Vinhos (1). Ao concelho de Sobral de Monte Agraço junta-se o concelho da Nazaré sem casos de doentes infectados. Os dados acumulados no Oeste dão conta que foram registados 105 casos da Covid-19: 99 activos, três doentes recuperados e quatro óbitos.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste fazem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico do concelho.

Quanto ao concelho da Lourinhã mantém-se o número de sete doentes infectados pela Covid-19, segundo confirmou ao ALVORADA a Câmara Municipal, com base na informação disponibilizada pela Delegada de Saúde. Os casos estão assim distribuídos: União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia (5), Reguengo Grande (1) e no Vimeiro (1). A situação epidemiológica dá ainda conta de 50 pessoas (menos oito) em vigilância activa (quarentena) e 18 (menos 10) em auto-avaliação (nas suas residências). Feitas as contas, há um total de 148 pessoas com alta de vigilância, das quais 58 estiveram em vigilância activa.

O Município do Bombarral não avança dados sobre a situação epidemiológica do concelho. Tem três casos positivos e regista um óbito. Mas dados do ACES Oeste Norte revelam que há 45 (mais 10) pessoas em vigilância.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica às 18h00, são sete (inalterado) os doentes com análises positivas do novo coronavírus, distribuídos pelas quatro freguesias: Peniche (2), Serra D’El Rei (2), Ferrel (2) e Atouguia da Baleia (1). Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há ainda a registar um caso positivo (inalterado) referente a um não-residente e que conta para a estatística de outro concelho. Estão ainda 50 (menos três) pessoas em quarentena e 29 (inalterado) em vigilância pelas autoridades, segundo a autarquia. Contudo, segundo dados avançados hoje pelo CDOS – Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria, com base na informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Norte, são 100 (mais três) os casos que estão em vigilância pelas autoridades.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras confirma a manutenção de 28 casos confirmados da pandemia da Covid-19, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 30 casos confirmados, dos quais dois recuperados. Contudo, são 35 casos suspeitos (mais 13) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais, e 86 (menos 12) contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde A distribuição dos pacientes pelas freguesias do concelho faz-se da seguinte forma: Santa Maria, São Pedro e Matacães (12); São Pedro da Cadeira (6); Silveira (2); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (2); Ponte do Rol (1); União das Freguesias de Carvoeira e Carmões (2); Turcifal (2); e Freiria (1).

A Câmara Municipal de Alenquer informa que se o número total de casos confirmados, ou seja, 13 doentes: União de Freguesias de Alenquer (7); União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres (2); Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha (1); e Carregado e Cadafais (3).

O Município do Cadaval regista quatro casos positivos (inalteraso) mas nada refere hoje sobre a restante informação epidemiológica que, esta semana, tinha assim os casos distribuídos: Vermelha (3); Painho e Figueiros (1).

O concelho de Alcobaça tem 16 doentes infectados. A autarquia continua sem revelar qualquer informação sobre a situação epidemiológica do concelho. O CDOS de Leiria informa que o número de pessoas que estão em vigilância pelas autoridades aumentou para 151 (mais 16) casos.

A Câmara Municipal da Nazaré revela que há a lamentar a segunda morte no concelho e não há nenhum caso positivo. Não adianta mais pormenores. O CDOS de Leiria diz que há neste concelho 26 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos não divulga hoje informação sobre a situação epidemiológica. A OesteCIM diz que se mantém apenas um caso positivo.

O concelho de Sobral de Monte Agraço continua a ser o único município sem casos positivos. A autarquia nada revela hoje sobre a restante situação epidemiológica.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que são agora 18 (mais dois) doentes infectados, que se encontram assim distribuídos: Freguesias de Nª Srª do Pópulo, Coto e São Gregório (8), Santa Catarina (6), Tornada e Salir do Porto (2); e Santo Onofre e Serra do Bouro (2). Não são avançados mais dados. Mas o CDOS de Leiria revela que há 77 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades.

O Município de Óbidos não se pronuncia sobre a situação epidemiológica no concelho, onde existe um caso positivo, partilhando apenas o ‘post no Facebook da OesteCIM. Mas a OesteCIM refere que há agora dois casos (mais um) e o CDOS de Leiria adianta que há 16 (mais um) pessoas que estão em vigilância pelas autoridades.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto ALVORADA