Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Torres Vedras cancela Feira de São Pedro e outros eventos até Junho

covid 19 J

A Câmara Municipal de Torres Vedras alargou até final de Junho o cancelamento de eventos municipais, entre eles a Feira de São Pedro, devido à pandemia da Covid-19. "Não vamos ter a nossa secular Feira de São Pedro, o que é uma medida dura porque é o ponto de encontro de todos os torrienses", disse em conferência de imprensa o presidente do executivo autárquico, Carlos Bernardes.

A Feira de São Pedro, que se realiza há 726 anos em Torres Vedras, recebeu 225 mil visitantes na edição de 2019. Assumindo-se como uma das maiores feiras generalistas do país, este evento contou com a presença de 157 empresas dos mais diversos sectores, 152 feirantes, a habitual zona de animação nocturna e divertimentos, e ainda 13 tasquinhas gastronómicas e 18 expositores de produtores de vinho do concelho.

A autarquia anunciou que decidiu alargar até 30 de junho o cancelamento de todas as actividades e eventos municipais, entre os quais estão também o festival Oeste Infantil e o Carnaval de Verão, em Santa Cruz.

Na conferência de imprensa, Carlos Bernardes admitiu a hipótese de reprogramar obras para as quais ainda não lançou concurso público, para conseguir executar o Programa Municipal de Apoio Extraordinário criado para responder à pandemia de Covid-19, estimado em 3,9 milhões de euros.

A autarquia está a promover a realização de testes à covid-19 em 668 trabalhadores dos 31 lares existentes no concelho, onde não há registo de casos de infeção. O município está a investir 10 mil euros na aquisição de máscaras para distribuir a profissionais de saúde, agentes da Protecção Civil, lares e à população. Até agora, já foram distribuídas 3.000 máscaras cirurgias e outras 1.000 do tipo 'FFP2', prevendo-se que esta semana sejam distribuídas mais 1.000 das primeiras e 750 das segundas, referiu o município à agência Lusa. Em parceria com o ateliê de costura solidária 'My Moio', estão a ser fabricadas máscaras de uso comunitário e a autarquia estima começar esta semana a "distribuir junto da população" cerca de 2.500. O município adquiriu ainda 25 câmaras termográficas, que está a entregar a instituições do concelho.

Texto: ALVORADA com agência Lusa