Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Escolas do Oeste receberam programa de literacia financeira ‘Eu conto, tu contas, ele conta… todos contam’

literacia financeira dr

A 4ª edição consecutiva do programa de literacia financeira ‘Eu conto, tu contas, ele conta… todos contam’ chegou este ano a mais de 1200 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos e teve a participação de 46 docentes. Numa organização do Oney Bank e da Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) Sol Sem Fronteiras, foram promovidas 51 sessões de literacia financeira em 16 escolas de norte a sul de Portugal. No Oeste foram contempladas com esta iniciativa a Escola Secundária de Peniche, o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, a Escola Secundária José Saramago (Mafra), a Escola Básica de Mafra e a Escola Básica Hélia Correia, também em Mafra.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a organização refere que esta iniciativa pretende responder aos baixos conhecimentos de literacia financeira em Portugal. "O último barómetro sobre a literacia financeira dos europeus, publicado em Julho do ano passado, coloca Portugal como o segundo país da União Europeia com o pior índice de conhecimentos financeiros. A importância de apostar na literacia financeira junto dos mais jovens foi reconhecida recentemente pelo Governo, que anunciou que no próximo ano lectivo a literacia financeira vai ser introduzida como disciplina em sete escolas no âmbito de um projecto-piloto".

As sessões deste ano envolveram um total de 14 voluntários do Oney Bank, que partilharam temas relevantes para a gestão financeira responsável, desde a distinção entre necessidades e desejos, até à importância da poupança e ao acto de pagar impostos enquanto forma de cidadania.

Ao longo das quatro edições desta iniciativa, a literacia financeira chegou a cerca de 5500 alunos, em 61 escolas e de vários graus de ensino. No total, foram realizadas 219 sessões nas escolas, que contaram com a participação de 75 voluntários do Oney Bank.

Texto: ALVORADA com comunicado do Oney Bank
Fotografia: Direitos Reservados