Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste com descida de número de doentes infectados mas novos casos em Peniche e Torres Vedras

Covid 19 7

A região Oeste viu descer para 98 casos da Covid-19, menos três em relação ao dia de ontem, sendo estes dados provisórios porque não tinha sido emitido o boletim epidemiológico da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. Lourinhã (menos três casos), Alenquer e Caldas da Rainha (com menos um caso cada) ajudaram à estatística. Contudo, há a registar mais dois casos em Peniche. Recorde-se que a contabilidade regista cinco óbitos nos 12 concelhos da nossa região.

O relatório da situação epidemiológica da nossa região é o seguinte: Torres Vedras (27), Alcobaça (21), Alenquer (14), Caldas da Rainha (12), Peniche (8), Lourinhã (6), Cadaval (6), Bombarral (2), Arruda dos Vinhos (2) e Óbidos (1). Ao concelho de Sobral de Monte Agraço já se tinha juntado o concelho da Nazaré sem casos de doentes infectados.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã há agora registados cinco (menos três) doentes infectados pela Covid-19: um recuperou (freguesia do Vimeiro) e dois casos são de pessoas que têm residência na área do ACES Oeste Norte mas que se encontram, presentemente, em quarentena no nosso concelho. Segundo confirmou ao ALVORADA a Câmara Municipal, com base na informação disponibilizada pela Delegada de Saúde, há assim dois doentes recuperados. Os casos estão assim distribuídos: União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia (4) e Reguengo Grande (1). A situação epidemiológica dá ainda conta de 29 pessoas (menos três, uma das quais passou para a estatística do ACES Oeste Norte) em vigilância activa (quarentena) e quatro (inalterado) pessoas em auto-avaliação (nas suas residências). Feitas as contas, há um total de 172 pessoas (inalterado) com alta de vigilância, das quais 76 (inalterado) em vigilância activa.

O concelho do Bombarral continua com dois casos activos, depois de registar uma recuperação. Recorde-se que neste concelho, já morreu uma pessoa vítima da doença e há o registo de uma pessoa recuperada. A edilidade não divulga hoje mais nenhuma informação sobre a situação epidemiológica. O ACES Oeste Norte informa, segundo o CDOS de Leiria, que desceu para 27 (menos oito) as pessoas em vigilância pelas autoridades.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica às 18h00, refere o aumento para nove casos (mais dois) os doentes com análises positivas do novo coronavírus, sendo que um recuperou, pelo que tem oito (mais um) casos activos, distribuídos pelas quatro freguesias: Peniche (4), Serra D’El Rei (2), Ferrel (2) e Atouguia da Baleia (1). Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há ainda a registar um caso positivo (inalterado) referente a um não-residente e que conta para a estatística de outro concelho. Estão ainda 36 (mais dois) pessoas em quarentena. Contudo, segundo dados avançados hoje pelo CDOS - Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria, com base na informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Norte, são 103 (menos um) os casos que estão em vigilância pelas autoridades.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que subiram os casos activos para 27 (mais um) da pandemia da Covid-19, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 39 casos (mais um) confirmados, dos quais 12 (inalterado) são doentes que estão recuperados. Há uma descida acentuada de casos suspeitos para 20 (menos 19) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais, e 80 (menos 13) contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde A distribuição dos pacientes pelas freguesias do concelho faz-se da seguinte forma: Santa Maria, São Pedro e Matacães (8); São Pedro da Cadeira (5); Silveira (2); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (4); Ponte do Rol (2); União das Freguesias de Carvoeira e Carmões (2); Turcifal (2); Ramalhal (1), Freiria (1) e União das Freguesias de Dois Portos e Runa (1).

A Câmara Municipal de Alenquer informa que um doente recuperou da infecção (o segundo) e, assim, desceu para 14 os casos activos, que se encontram assim distribuídos: São agora 15 casos activos: União de Freguesias de Alenquer (9 activos); União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres (2); e Carregado e Cadafais (3). Não são avançados mais dados.

O Município do Cadaval seis (inalterado) casos positivos no concelho, distribuídos pelas freguesias: Vermelha (3); Painho e Figueiros (1); e Cadaval e Pêro Moniz (1). Os últimos dados conhecidos revelavam sete (menos duas) pessoas em vigilância activa e um (menos 10) casos em vigilância passiva. Não foram hoje avançados dados pela autarquia.

O concelho de Alcobaça regista 21 doentes infectados, mais dois que ontem. A autarquia continua sem revelar qualquer informação sobre a situação epidemiológica do concelho. O CDOS de Leiria informa que o número de pessoas que estão em vigilância pelas autoridades, segundo dados do ACES Oeste Sul, teve uma descida para 166 (menos 15) casos.

A Câmara Municipal da Nazaré refere que continua sem nenhum caso positivo. Recorde-se que já ocorreram duas mortes no concelho. O CDOS de Leiria diz que há neste concelho 28 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos revela que não há novos casos, continuando com dois doentes infectados pela Covid-19. Não foi avançada mais informação.

O concelho de Sobral de Monte Agraço continua sem casos positivos. A autarquia não publicou o boletim da situação epidemiológica. O último dava conta de 16 (inalterado) pessoas contactadas na investigação dos casos Covid-19, 14 (inalterado) pessoas com alta de vigilância, um (inalterado) pessoas em isolamento com vigilância activa e uma (inalterado) pessoa em vigilância passiva.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que o número de casos activos desceu para 12 (menos um), com o total de 22 casos confirmados e oito doentes recuperados (mais um). Os doentes estão assim distribuídos: Freguesias de Nª Srª do Pópulo, Coto e São Gregório (4), Santa Catarina (2), Tornada e Salir do Porto (2); Alvorninha (1), Foz do Arelho (1) e Santo Onofre e Serra do Bouro (2). Há um óbito. Não são hoje avançados mais dados pela edilidade. Mas o CDOS de Leiria revela ainda que há 77 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Óbidos regista um doente infectado e um recuperado. A Câmara Municipal de Óbidos não dá conta, hoje, de mais informação sobre a situação epidemiológica. O CDOS de Leiria adianta que há 25 (mais um) pessoas que estão em vigilância pelas autoridades.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA