Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: recuperação de doentes em Torres Vedras faz baixar número de casos positivos no Oeste

Covid 19 7

Nas últimas 24 horas não hã qualquer registo de um novo caso positivo no Oeste e a boa notícia é que o número baixou para 98, graças à recuperação de cinco doentes no concelho de Torres Vedras. O número total de casos activos na nossa região é de 98.

O relatório da situação epidemiológica da nossa região é o seguinte: Alcobaça (27), Torres Vedras (21), Alenquer (14), Caldas da Rainha (12), Peniche (7), Lourinhã (6), Cadaval (6), Bombarral (2), Arruda dos Vinhos (2) e Óbidos (1). Ao concelho de Sobral de Monte Agraço já se tinha juntado o concelho da Nazaré sem casos de doentes infectados.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, a autarquia confirma a manutenção de seis doentes infectados pela Covid-19. Segundo confirmou ao ALVORADA a Câmara Municipal, com base na informação disponibilizada pela Delegada de Saúde, os casos estão assim distribuídos: União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia (4), União de Freguesias de Miragaia e Marteleira (1); e Reguengo Grande (1). A situação epidemiológica dá ainda conta de 20 pessoas (menos 11 duas) em vigilância activa (quarentena) e nenhuma (menos quatro) pessoas em auto-avaliação (nas suas residências). Regista-se um doente recuperado (Vimeiro).

O concelho do Bombarral continua com dois casos activos. Recorde-se que neste concelho já morreu uma pessoa vítima da doença e há o registo de uma pessoa recuperada. A edilidade confirma hoje estes dados mas não adianta mais informação sobre a situação epidemiológica. O ACES Oeste Norte informa, segundo o CDOS de Leiria, que desceu para 23 (menos quatro) as pessoas em vigilância pelas autoridades.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica às 18h00, refere nove casos (inalterado) os doentes com análises positivas do novo coronavírus, sendo que um já tinha recuperado, pelo que tem oito (inalterado) casos activos, distribuídos pelas quatro freguesias, sendo que há oito activos: Peniche (4), Serra D’El Rei (2), Ferrel (2) e Atouguia da Baleia (1). Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há ainda a registar um caso positivo (inalterado) referente a um não-residente e que conta para a estatística de outro concelho. Estão ainda 31 (menos dois) pessoas em quarentena. Contudo, segundo dados avançados hoje pelo CDOS - Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria, com base na informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Norte, são 103 (inalterado) os casos que estão em vigilância pelas autoridades. Numa nota publicada no Facebook, o município dá uma palavra de conforto concidadãos, as condolências à família da vítima mortal do vírus e manifesta a solidariedade e o desejo de q recuperem rápido aos doentes. “Aproveitamos igualmente este momento para reafirmar a veracidade dos números publicados, que, no nosso caso, têm correspondido sempre aos números assumidos pela Direcção-Geral da Saúde. A diferença assenta no facto de a DGS subtrair o óbito ocorrido ao número de casos positivos. Este procedimento de contagem passará a ser assumido também por nós a partir de amanhã”, informa a autarquia.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que desceram os casos activos para 26 (menos cinco) da pandemia da Covid-19, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 39 casos (inalterado) confirmados, dos quais 18 (mais seis) são doentes que estão recuperados. Há uma descida de casos suspeitos para 15 (menos cinco) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 52 (menos seis) contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde A distribuição dos pacientes pelas freguesias do concelho faz-se da seguinte forma: Santa Maria, São Pedro e Matacães (7); São Pedro da Cadeira (4); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (3); Ponte do Rol (1); União das Freguesias de Carvoeira e Carmões (2); Turcifal (1); Ramalhal (1), Freiria (1) e União das Freguesias de Dois Portos e Runa (1); Silveira (1).

A Câmara Municipal de Alenquer informa que se mantêm 14 casos positivos. Os doentes estão assim distribuídos: União de Freguesias de Alenquer (9); União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres (2); e União de Freguesias de Carregado e Cadafais (3). Não são avançados mais dados.

O Município do Cadaval tem seis (inalterado) casos positivos no concelho, distribuídos pelas freguesias: Vermelha (3); Painho e Figueiros (1); e Cadaval e Pêro Moniz (1). Os últimos dados conhecidos revelavam sete (menos duas) pessoas em vigilância activa e um (menos 10) casos em vigilância passiva. Não foram hoje avançados dados pela autarquia.

O concelho de Alcobaça regista 27 doentes infectados (inalterado). A autarquia continua sem revelar qualquer informação sobre a situação epidemiológica do concelho. O CDOS de Leiria informa que o número de pessoas que estão em vigilância pelas autoridades, segundo dados do ACES Oeste Sul, teve uma descida para 154 (menos 12) casos.

A Câmara Municipal da Nazaré refere que continua sem nenhum caso positivo. Recorde-se que já ocorreram duas mortes no concelho. O CDOS de Leiria diz que há neste concelho 28 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos revela que não há novos casos, continuando com dois doentes infectados pela Covid-19. Não foi avançada mais informação.

O concelho de Sobral de Monte Agraço continua sem casos positivos. Hoje a autarquia não publicou o boletim da situação epidemiológica. O de ontem dava conta dos seguintes dados: 16 (inalterado) pessoas contactadas na investigação dos casos Covid-19, 15 (mais um) pessoas com alta de vigilância e uma (inalterado) pessoas em isolamento com vigilância activa.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que o número de casos activos é 12 (inalterado), com o total de 22 casos confirmados e oito doentes recuperados (inalterado). Os doentes estão assim distribuídos: Freguesias de Nª Srª do Pópulo, Coto e São Gregório (4), Santa Catarina (2), Tornada e Salir do Porto (2); Alvorninha (1), Foz do Arelho (1) e Santo Onofre e Serra do Bouro (2). Há um óbito. Não são hoje avançados mais dados pela edilidade. Mas o CDOS de Leiria revela ainda que há 73 (menos quatro) pessoas em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Óbidos regista um doente infectado e um recuperado. A Câmara Municipal de Óbidos, sobre a situação epidemiológica, apenas replica o ‘post’ da OesteCIM. O CDOS de Leiria adianta que há 26 (mais uma) pessoas que estão em vigilância pelas autoridades.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA