Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste mantém 90 casos positivos com recuperações em Peniche mas novos casos na Lourinhã e Alcobaça

Covid 19 7

Nas últimas 24 horas manteve-se o número de registos de casos positivos na região Oeste: 90. Houve a recuperação de doentes em Peniche (2) mas subiram os casos na Lourinhã (1) e em Alcobaça (1).

O relatório da situação epidemiológica da nossa região é o seguinte: Alcobaça (25), Torres Vedras (16), Alenquer (14), Caldas da Rainha (10), Peniche (6), Cadaval (6), Lourinhã (6), Arruda dos Vinhos (4), Bombarral (2) e Óbidos (1). Ao concelho de Sobral de Monte Agraço já se tinha juntado o concelho da Nazaré sem casos de doentes infectados.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, a autarquia retomou esta noite o habitual com o boletim epidemiológico, depois de um interregno de um dia, revelando seis casos (mais um) de doentes infectados pela Covid-19. O novo caso localização na área da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia. Dois doentes recuperaram. Com base na informação disponibilizada pela Delegada de Saúde, os casos estavam assim distribuídos: União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia (4), União de Freguesias de Miragaia e Marteleira (1); e Reguengo Grande (1). A situação epidemiológica dava ainda conta de 20 pessoas (mais duas) em vigilância activa (quarentena) e uma pessoa (mais uma) em auto-avaliação (na sua residência).

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que se mantém o número de casos activos, ou seja, 16, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 39 casos (inalterado) confirmados, dos quais 23 (inalterado) são doentes que estão recuperados. Há uma descida de casos suspeitos para 14 (menos oito) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 63 (mais 23) contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde A distribuição dos pacientes pelas freguesias do concelho faz-se da seguinte forma: Santa Maria, São Pedro e Matacães (5); São Pedro da Cadeira (2); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (3); Ponte do Rol (1); União das Freguesias de Carvoeira e Carmões (2); Turcifal (1); Ramalhal (1) e União das Freguesias de Dois Portos e Runa (1).

O concelho do Bombarral continua com dois casos activos. Recorde-se que neste concelho já morreu uma pessoa vítima da doença e há o registo de uma pessoa recuperada. A edilidade não adianta mais informação sobre a situação epidemiológica. O ACES Oeste Norte informa, segundo o CDOS de Leiria, que há 21 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica às 18h00, refere seis (menos dois) casos activos, distribuídos pelas quatro freguesias: Peniche (4), Ferrel (1) e Atouguia da Baleia (1). Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há três doentes que recuperaram. Estão ainda 40 (menos um) pessoas em quarentena. Segundo dados avançados hoje pelo CDOS - Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria, com base na informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Norte, são 112 (mais sete) os casos que estão em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que se mantêm 14 casos positivos. A situação epidemiológica não regista alterações face aos dados de ontem: nove infetados na União de Freguesias de Alenquer (dois recuperados); três infectados na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; e um recuperado e dois infectados nas restantes freguesias do concelho. Não são avançados mais dados.

O Município do Cadaval tem seis (inalterado) casos positivos no concelho, distribuídos pelas freguesias: Vermelha (3); Painho e Figueiros (1); e Cadaval e Pêro Moniz (1). Os últimos dados conhecidos revelavam sete (menos duas) pessoas em vigilância activa e um (menos 10) casos em vigilância passiva. Não foram hoje avançados dados pela autarquia.

O concelho de Alcobaça regista 25 doentes infectados (mais um). A autarquia nada informa hoje sobre a situação epidemiológica. O CDOS de Leiria informa que o número de pessoas que estão em vigilância pelas autoridades, segundo dados do ACES Oeste Sul, teve uma descida para 99 (menos 16) casos.

A Câmara Municipal da Nazaré refere que continua sem nenhum doente infectado. A informação da Autoridade de Saúde da Nazaré à Protecção Civil Municipal é de inexistência de novos casos confirmados de infecção. Recorde-se que já ocorreram duas mortes no concelho. O CDOS de Leiria diz que há neste concelho 28 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos revela que continuam a existir quatro doentes. Não há alteração do quadro epidemiológico. Os resultados dos testes à Covid-19 no Lar da Santa Casa da Misericórdia, conhecidos até à data, são negativos. Não foram avançados mais dados.

O concelho de Sobral de Monte Agraço continua sem casos positivos. Hoje a autarquia publicou o boletim da situação epidemiológica com os seguintes dados: 16 (inalterado) pessoas contactadas na investigação dos casos Covid-19, 15 (inalterado) pessoas com alta de vigilância e uma (inalterado) pessoa em isolamento com vigilância activa.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que o número de casos activos é 10 (inalterado), com o total de 24 casos confirmados e 12 recuperados. Os doentes estão assim distribuídos: Freguesias de Nª Srª do Pópulo, Coto e São Gregório (3), Santa Catarina (2), Alvorninha (2), Foz do Arelho (1), A-dos-Francos (1) e Santo Onofre e Serra do Bouro (1). Há dois óbitos registados. Não são hoje avançados mais dados pela edilidade. Mas o CDOS de Leiria revela ainda que há uma acentuada subida para 88 (mais nove) pessoas em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Óbidos regista um doente infectado e um recuperado. A Câmara Municipal de Óbidos, sobre a situação epidemiológica, reporta a informação da OesteCIM. O CDOS de Leiria adianta que há 27 (mais duas) pessoas que estão em vigilância pelas autoridades.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA