AGEO constituiu formalmente o Conselho Científico do Geoparque Oeste
- Categoria: Oeste
- 02/12/2024 12:59
Foi formalmente constituído o Conselho Científico da AGEO - Associação Geoparque Oeste, órgão previsto nos estatutos para que possa contribuir para o desenvolvimento das actividades da associação e que possa auxiliar a direcção na tomada de decisões. Nesta reunião, realizada na sede da AGEO, no Bombarral, foi aprovado o regimento deste órgão e eleito para seu presidente, para um mandato de três anos, o paleontólogo lourinhanense Octávio Mateus.
Segundo uma nota informativa da AGEO enviada esta segunda-feira ao ALVORADA, apesar do Conselho Consultivo ter reunido anteriormente, por solicitação da direcção para se pronunciar sobre a proposta de candidatura do Geoparque Oeste à Rede de Geoparques Mundiais, “só agora foi possível debater e aprovar o Regimento do Conselho Científico que permitirá formalizar o seu regular funcionamento”.
O Conselho Científico da AGEO - Associação Geoparque Oeste é composto por 20 membros com relação profissionais e/ou académicas ao território do Geoparque Oeste, de diferentes áreas de conhecimento, nomeadamente, geologia, paleontologia, biologia, geografia, ordenamento do território, sustentabilidade, arqueologia, museologia, enologia, história e economia. Integram este órgão Cristina Branquinho, Diogo Abreu, Elizabeth Silva, Francisco Félix, João Ferrão, João Zilhão, José Carlos Kullberg, José Romão, Julian Aliseda, Luís Raposo, Luís Zêzere, Maria da Conceição Freitas, Maria de Jesus Fernandes, Manuel Oleiro, Octávio Mateus, Pedro Sebastião, Rui Pena dos Reis, Sara Canas, Sérgio Leandro e Vítor Serrão. O presidente eleito, professor doutor Octávio Mateus, é licenciado em Biologia e Doutorado em Paleontologia, exercendo funções lectivas na Universidade Nova de Lisboa, sendo ainda investigador no Museu da Lourinhã e sócio-fundador da Sociedade Portuguesa de Paleontologia, refere a AGEO.
Citado no comunicado, João Serra, representante do Município da Lourinhã na presidência da direcção da AGEO, destaca que "a constituição do Conselho Científico é um dos actos mais importantes deste actual mandato, pois é a garantia de que o Geoparque Oeste pode efectivamente contar com o contributo científico de especialistas de reconhecido mérito nacional e internacional, sendo por isso uma estrutura fundamental para a capacitação científica do território deste Geoparque Mundial da UNESCO, mas também para toda a região Oeste".
Nesta reunião, realizada no passado dia 29 de Novembro, o Conselho Científico fez o ponto de situação do Geoparque Oeste, enquanto Geoparque Mundial da UNESCO.