Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

OesteCIM lança passe ‘M Oeste’ que permite viajar de transporte público à borla entre os 12 concelhos

OesteCIM logo 2024

A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste decidiu criar o passe ‘M Oeste’ para os utentes dos transportes públicos e que irá entrar em vigor em Janeiro, em que a grande novidade é que permitirá ao utilizador viajar gratuitamente entre os 12 concelhos: Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Alenquer, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço.

A revelação foi feita esta sexta-feira à noite na Assembleia Municipal do Bombarral pelo presidente do executivo Ricardo Fernandes. A decisão foi tomada esta quinta-feira, em Alcobaça, pelos 12 presidentes de câmara que integram o Conselho Intermunicipal da OesteCIM.

Ainda segundo o autarca bombarralense, o passe ‘M Oeste’ vai reduzir o custo mensal para 40 euros nas viagens de transportes públicos entre os 12 concelhos abrangidos pela OesteCIM e Lisboa. Tem ainda a vantagem de poder ser utilizado nos transportes urbanos na capital sem mais custos. Trata-se de um projecto inédito no país e que irá marcar o futuro dos transportes públicos”, destacou Ricardo Fernandes, acrescentando que o passe ‘M Oeste’ “vai permitir que qualquer pessoa aceda de forma gratuita ao transporte público entre os 12 municípios do Oeste”. “Fez-se história ontem [quinta-feira] no Oeste com um passe de 40 euros, quando todos se lembram que há bem pouco tempo este passe custava 180 euros e era só até ao Campo Grande [em Lisboa]", frisou o edil. Este valor é também o cobrado para as viagens com a regiões de Leiria (Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria) e Santarém (Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo). 

Os orçamentos municipais das 12 autarquias para 2025, ano de eleições autárquicas, terão de contar com a comparticipação nos custos de cofinanciamento do passe ‘M Oeste’, que conta também com comparticipação financeira do Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente, através do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos. Ainda segundo o presidente da Câmara Municipal do Bombarral, a OesteCIM deverá em breve promover uma campanha de divulgação desta medida que pretende incentivar a mobilidade da população através dos transportes públicos, apostando simultaneamente na descarbonização e defesa do meio ambiente.

Quanto aos utentes até 23 anos, independentemente de serem ou não estudantes, estão já abrangidos pelo novo passe gratuito criado no âmbito do Pacote Mobilidade Verde, aprovado em Conselho de Ministros no início de Outubro, que implica um investimento de 40 milhões de euros e o Governo estima que alcance cerca de 240 mil potenciais beneficiários. Para terem acesso ao título, os jovens têm apenas de apresentar o cartão de cidadão, como comprovativo de idade. A activação e carregamento foram também simplificadas via aplicação móvel do Andante e do Navegante.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)