Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste desce para 68 casos positivos com mais doentes em Arruda e Caldas mas com recuperações na Lourinhã, Peniche, Alenquer, Alcobaça e Torres

Covid 19 7

Voltou a descer o número de casos activos de Covid-19 na região Oeste. São agora 68 doentes, menos nove que nas últimas 24 horas, segundo o boletim diário da OesteCIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste. Face aos sete doentes que recuperam Torres Vedras, na Lourinhã (1), em Peniche (1), em Alcobaça (1) e em Alenquer (3), mas há a registar dois novos casos em Arruda dos Vinhos e nas Caldas da Rainha.

O relatório da situação epidemiológica da nossa região é o seguinte: Alcobaça (27), Caldas da Rainha (11), Alenquer (10), Peniche (5), Arruda dos Vinhos (5), Torres Vedras (4), Lourinhã (3), Cadaval (2) e Bombarral (1). Os concelhos de Sobral de Monte Agraço, Nazaré e Óbidos estão sem casos de doentes infectados. Já se registaram 162 (mais dois) casos da Covid-19 na região, sendo que 87 (mais 12) doentes recuperaram e oito (inalterado) perderam a vida.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul mas deixou de dar conta dos casos suspeitos. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, a informação disponibilizada a partir da colheita dos dados estatísticos, de acordo com a ARSLVT e segundo o Controlo da Situação Epidemiológica, confirma a redução de um caso activo em relação ao último quadro clínico, ou seja, são agora três casos. Há cinco doentes curados confirmados. Segundo informação da Delegada de Saúde, continua uma pessoa em vigilância passiva, oito (menos quatro) em confinamento obrigatório (seguido pela Autoridade de Saúde), 24 (menos três) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 32 em isolamento (menos sete). Há, neste momento, cinco (menos uma) pessoas a aguardar os resultados das análises laboratoriais e foram emitidos 48 (inalterado) certificados de isolamento profiláctico.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que diminuiu para quatro (menos sete) o número de casos activos, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 42 casos (inalterado) confirmados, dos quais 38 (mais sete) são doentes que estão recuperados. Há uma estabilização de casos suspeitos - são 30 - que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 49 (menos 19) contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. A distribuição dos casos activos pelas freguesias do concelho é a seguinte: União das Freguesias de Dois Portos e Runa; (3); e Santa Maria, São Pedro e Matacães (1).

No concelho do Bombarral mantém-se um caso positivo, segundo revelou a autarquia. Há a registar dois recuperados e um óbito. Na estatística registam-se dois doentes recuperados e um óbito. Não são avançados mais pormenores.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica às 18h00, refere seis (inalterado) casos activos, distribuídos pelas quatro freguesias: Peniche (4), Ferrel (1) e Atouguia da Baleia (1). Contudo, o relatório da OesteCIM das 23h00, dá conta de menos um caso activo. Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há três doentes que recuperaram. Estão ainda 21 (menos quatro) pessoas em quarentena.

A Câmara Municipal de Alenquer revela a descida de casos positivos para 10 (menos três). A situação epidemiológica é a seguinte: seis infectados na União de Freguesias de Alenquer; quatro infectados na União de Freguesias de Carregado e Cadafais. Há agora nove doentes recuperados. Não são avançados mais dados.

No concelho do Cadaval há dois (inalterado) casos positivos que estão localizados nas freguesias de Cadaval e Pêro Moniz. Há ainda um caso activo de um residente ausente do concelho. A contabilidade regista quatro doentes recuperados. A Câmara Municipal revela hoje que, em articulação entre a Segurança Social e a ARSLVT - Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, foram realizados, na sexta-feira, um total de 124 testes Covid-19 aos colaboradores de três lares do concelho (com o apoio da assistência médica local), “traduzidos, todos eles, em resultados negativos à doença”. “Cumprindo a generalização dos testes em lares prevista pelo Governo, a Segurança Social já informou que esta iniciativa de prevenção de infecções e de contágio aos utentes institucionalizados ir-se-á estender às demais instituições do concelho”, destaca ainda a autarquia que destaca, neste âmbito, “o profissionalismo dos colaboradores/as dos lares do concelho, que têm tido um papel essencial na salvaguarda desta faixa da população que sabemos mais vulnerável e de maior risco”.

O concelho de Alcobaça regista 27 (menos um) doentes infectados segundo revela hoje o presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, continuando a ser o município da região que está no topo da lista. Há sete (mais um) casos de doentes recuperados e um óbito. A autarquia nada informa hoje sobre a situação epidemiológica na sua página oficial mas o autarca, na sua página pessoal, informa que após a realização de testes aos funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, os funcionários da Fundação Maria e Oliveira e dos lares privados de Frazões (Turquel) e Goucharia (Benedita) efectuaram hoje os respectivos testes no hospital de campanha instalado no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Alcobaça. “Trata-se de um rastreio integral a todos os funcionários dos lares do concelho que irá decorrer certamente durante todo o mês de Maio. Desta forma, a Segurança Social, a Autoridade de Saúde Local e a Câmara Municipal de Alcobaça, além de assegurarem a justa e devida protecção a tão nobres funcionários, também protege os utentes, dado que, no caso de algum funcionário acusar positivo, far-se-á inevitavelmente o rastreio aos utentes do respetivo lar”, sublinha Paulo Inácio. “O hospital de campanha está, deste modo, a ser utilizado para a efetivação destes testes estando, conforme publicado anteriormente, homologado pela Segurança Social e Autoridade de Saúde Local. Esta unidade de apoio está disponível para acolher utentes infetados caso as respetivas IPSS não tenham possibilidades de os manter nas suas instalações”, resume o edil.

A Câmara Municipal da Nazaré refere que continua sem nenhum doente infectado. Não avança mais nenhuma informação. Na estatística registam-se dois óbitos.

No concelho de Arruda dos Vinhos continuam são agora cinco doentes infectados (mais um). O autarca André Rijo informa ainda que os resultados dos testes à Covid-19 na residência sénior da Carvalha, conhecidos até à data, são negativos. Foram ainda realizados testes à Covid-19 a 12 colaboradores do município.

O concelho de Sobral de Monte Agraço continua sem casos positivos. Hoje a autarquia publicou o boletim da situação epidemiológica: quatro (inalterado) pessoas em vigilância sobreactiva, quatro pessoas (inalterado) em isolamento (vigiadas pela Autoridade de Saúde) e cinco pessoas a aguardar pelos resultados dos testes. A autarquia informa que, conjuntamente com a Santa Casa da Misericórdia de Sobral de Monte Agraço, no âmbito das medidas de prevenção e combate à Covid-19, foram realizados 76 testes de despiste aos funcionários da instituição, os quais deram resultado negativo. Esta ação decorreu de uma parceria com o Instituto da Segurança Social.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que há agora 11 (mais um) casos activos e não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 29 casos confirmados, 15 (inalterado) recuperados e três óbitos (inalterado).

O concelho de Óbidos continua sem nenhum caso activo. A Câmara Municipal, sobre a situação epidemiológica, nada reporta. Registe-se a recuperação, até agora, de duas pessoas.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA