Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste desce para 66 casos positivos com mais um doente em Caldas mas com recuperações no Bombarral, Peniche e Alenquer

Covid 19 7

Voltou a descer o número de casos activos de Covid-19 na região Oeste. São agora 66 doentes, menos dois que nas últimas 24 horas, segundo o boletim diário da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. Face aos três doentes que recuperaram no Bombarral, Peniche e Alenquer, há a registar um novo casos nas Caldas da Rainha.

O relatório da situação epidemiológica da nossa região é o seguinte: Alcobaça (27), Caldas da Rainha (12), Alenquer (9), Peniche (4), Arruda dos Vinhos (5), Torres Vedras (4), Lourinhã (3) e Cadaval (2). e (1). O concelho do Bombarral juntou-se hoje aos concelhos de Sobral de Monte Agraço, Nazaré e Óbidos que estão sem casos de doentes infectados. Já se registaram 161 (mais um) casos da Covid-19 na região, sendo que 76 (mais três) doentes recuperaram e oito (inalterado) perderam a vida.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul mas deixou de dar conta dos casos suspeitos. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, a informação disponibilizada pela autarquia a partir da colheita dos dados estatísticos, de acordo com a ARSLVT e segundo o Controlo da Situação Epidemiológica, confirma a manutenção de três casos positivos. Há seis doentes curados confirmados. Segundo informação da Delegada de Saúde, há três (mais duas) pessoas em vigilância passiva, cinco (menos três) em confinamento obrigatório (seguido pela Autoridade de Saúde), 26 (mais duas) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 31 em isolamento (menos uma). Há, neste momento, seis (mais uma) pessoas a aguardar os resultados das análises laboratoriais e foram emitidos 49 (mais um) certificados de isolamento profiláctico.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que são quatro (inalterado) o número de casos activos, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 42 casos (inalterado) confirmados, dos quais 38 (inalterado) são doentes que estão recuperados. Os casos suspeitos são 33 (mais três) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 49 (inalterado) contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. A distribuição dos casos activos pelas freguesias do concelho é a seguinte: União das Freguesias de Dois Portos e Runa (3); e Santa Maria, São Pedro e Matacães (1).

No concelho do Bombarral assinala-se hoje a recuperação do único doente infectado pela Covid-19, segundo revelou a autarquia. Há assim a registar três recuperados e um óbito. Não são avançados mais pormenores.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica às 18h00, refere 4 (menos um) casos activos, distribuídos agora exclusivamente pela freguesia de Peniche (4). Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há cinco doentes que recuperaram. Estão ainda 19 (menos duas) pessoas em quarentena.

A Câmara Municipal de Alenquer revela a descida de casos positivos para 9 (menos um) com a recuperação de um doente na União de Freguesias do Carregado e Cadafais. A situação epidemiológica é a seguinte: seis infectados na União de Freguesias de Alenquer; três infectados na União de Freguesias de Carregado e Cadafais. Há agora dez doentes recuperados. Não são avançados mais dados.

No concelho do Cadaval há dois (inalterado) casos positivos no concelho que estão nas freguesias de Cadaval e Pêro Moniz. Há ainda um caso activo de um residente ausente do concelho. A contabilidade regista quatro doentes recuperados. A autarquia não avança hoje qualquer informação.

O concelho de Alcobaça regista 27 (inalterado) doentes infectados, continuando a ser o município da região que está no topo da lista. Há sete casos de doentes recuperados e um óbito. A autarquia nada informa hoje sobre a situação epidemiológica na sua página oficial.

A Câmara Municipal da Nazaré refere que continua sem nenhum doente infectado. Não avança mais nenhuma informação. Na estatística registam-se dois óbitos.

No concelho de Arruda dos Vinhos continuam cinco doentes infectados (inalterado). Não é avançada mais informação.

O concelho de Sobral de Monte Agraço continua sem casos positivos e nas últimas horas, segundo a autarquia, que publicou o boletim da situação epidemiológica, já não tem pessoas em vigilância sobreactiva (menos quatro), já não tem pessoas em isolamento (menos quatro, vigiadas pela Autoridade de Saúde) e já não tem pessoas a aguardar pelos resultados dos testes (menos cinco). Não teve, até agora, um único caso positivo, pelo que é um caso único na região Oeste e na área da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Ainda segundo a edilidade, esta semana, em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia e em articulação com a Segurança Social, foram realizados 76 testes de despiste aos funcionários da instituição, dos quais todos deram resultado negativo.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que há agora 12 (mais um) casos activos e não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 31 casos confirmados, 16 (mais um) recuperados e três óbitos (inalterado).

O concelho de Óbidos continua sem nenhum caso activo. A Câmara Municipal, sobre a situação epidemiológica, nada reporta. Registe-se a recuperação, até agora, de duas pessoas.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA