Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Tradicional Romaria de Santo Antão em Óbidos realiza-se esta sexta-feira

santo antao obidos nelson lanca

Está agendada para esta sexta-feira, dia 17, a tradicional Romaria de Santo Antão, em Óbidos, um evento que combina devoção religiosa com momentos de confraternização. Esta celebração, que reúne anualmente milhares de participantes, integra o Feriado Municipal de Óbidos.

Num comunicado enviado ao ALVORADA a autarquia obidense explica que os romeiros dirigem-se à ermida de Santo Antão, situada no topo de um cabeço com cerca de 80 metros, e dedicada ao santo protector dos animais. “Apesar da subida exigente, com 150 degraus, muitos não desistem, motivados por pedidos de protecção para os seus animais. Na região, onde a agropecuária tem grande relevância, esta tradição assume um significado especial”.

Durante a romaria, fazem-se promessas para a cura de animais ou para boas ninhadas que são pagas na casa de esmola ou na sacristia, com direito a uma vela benzida e uma fita cor-de-rosa. Segundo a edilidade, com o tempo, o hábito de oferecer produtos agrícolas como pagamento tem-se perdido, mas os rituais continuam. As velas, símbolo de promessas anteriores, são oferecidas ao Santo ou queimadas no tabuleiro.

Além da devoção, a romaria destaca-se pelo ambiente festivo: uma feira com vendedores de produtos tradicionais, como pinhões, laranjas, chouriços e cavacas. Os romeiros fazem fogueiras para assar chouriços, acompanhados por vinho, enquanto a música, tocada por populares, prolonga a festa até ao pôr do sol.Muitos começam a celebração na véspera, numa noite em claro, reforçando o espírito de convívio. “Este é um dos arraiais mais genuínos e espontâneos de Portugal”, conclui o comunicado da Câmara Municipal.

Texto: ALVORADA com comunicado da CMO
Fotografia: Nelson Lança