Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste diminui para 61 casos com recuperações na Lourinhã, Peniche e Alcobaça mas mais doentes em Caldas, Torres e Arruda

Covid 19 7

O Oeste registou uma nova descida para 62 casos activos de Covid-19. Nas últimas 24 horas registaram-se doentes recuperados na Lourinhã (1), Peniche (2) e Alcobaça (1). Contudo, em Torres Vedras regressou a subida com mais um caso, idêntica situação ocorrida em Arruda dos Vinhos e Caldas da Rainha.

Segundo o boletim diário da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, a contabilidade regista 178 (mais quatro) casos da Covid-19 na região, sendo que 110 (mais cinco) doentes recuperaram e nove (inalterado) perderam a vida.

O relatório da situação epidemiológica da nossa região é o seguinte: Alcobaça (23), Alenquer (12), Caldas da Rainha (12), Arruda dos Vinhos (5), Torres Vedras (4), Cadaval (2), Peniche (1), Lourinhã (1) e Sobral de Monte Agraço (1). Os concelhos do Bombarral, Nazaré e Óbidos estão sem casos de doentes infectados.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, a informação disponibilizada pela autarquia a partir da colheita dos dados estatísticos, de acordo com a ARSLVT e segundo o Controlo da Situação Epidemiológica, confirma a recuperação de mais um doente, pelo que há somente um doente infectado. Há agora um total de oito (mais um) doentes curados. Segundo informação da Delegada de Saúde, de acordo com a informação remetida ao ALVORADA pela autarquia, não há (inalterado) pessoas em vigilância passiva, há cinco (inalterado) em confinamento obrigatório/vigilância activa (seguidos pela Autoridade de Saúde), 19 (menos) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 24 (menos um) em isolamento. Havia, neste período, uma (inalterado) pessoa a aguardar o resultado das análises laboratoriais e foram emitidos 49 (inalterado) certificados de isolamento profiláctico. Até agora registaram-se no concelho nove (inalterado) casos confirmados.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que aumentara para quatro (mais um) os casos activos, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 43 casos (mais um) confirmados, dos quais 39 (inalterado) são doentes que estão recuperados. Os casos suspeitos são 14 (mais um) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 26 (mais cinco) contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. A distribuição dos casos activos pelas freguesias do concelho é a seguinte: União das Freguesias de Dois Portos e Runa (3); Freguesia de Ponte do Rol (1).

O concelho do Bombarral continua sem nenhum caso activo. Há a registar três recuperados e um óbito. Desde o início da pandemia registaram-se quatro casos positivos. Não são avançados mais pormenores pela edilidade. O CDOS de Leiria não revela que estejam pessoas em vigilância. A edilidade revela hoje a adaptação das medidas extraordinárias à situação de calamidade, entre as quais figura a manutenção da activação o Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil do Bombarral.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica, refere a descida para apenas um (menos dois) caso activo, localizado na freguesia de Peniche. Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há agora oito (mais dois) doentes que recuperaram. Estão ainda seis (menos quatro) pessoas em quarentena. O CDOS de Leiria refere que há 25 (inalterado) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que registou, nas últimas 24 horas, mais um caso positivo e, simultaneamente, mais um doente recuperado, pelo que se mantêm 12 casos activos: três infectados na União de Freguesias de Alenquer; oito infectados na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; um infectado noutro ponto do concelho. Há 15 (mais um) doentes recuperados. Total de 27 casos confirmados desde o início da pandemia.

No concelho do Cadaval há dois (inalterado) casos positivos no concelho que estão nas freguesias de Cadaval e Pêro Moniz. Há ainda um caso activo de um residente ausente do concelho. A contabilidade regista quatro doentes recuperados. A autarquia não avança hoje qualquer informação.

O concelho de Alcobaça regista agora 23 (menos um) doentes infectados, continuando a ser o município da região que está no topo da lista. Há 14 doentes recuperados e um óbito. A autarquia nada informa hoje sobre a situação epidemiológica na sua página oficial, mas o autarca Paulo Inácio, na sua página pessoal, revela que todos os testes realizados aos funcionários das instituições de solidariedade social do concelho estão a decorrer normalmente, não se registando até ao momento nenhum caso positivo. O CDOS de Leiria informa que há 39 (inalterado) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que continua sem qualquer caso. Na estatística registam-se dois óbitos. O CDOS Leiria refere que há cinco (menos dois) casos em vigilância pelas autoridades.

No concelho de Arruda dos Vinhos passaram para cinco (mais um) os doentes infectados. Regista-se, ainda, um óbito. A autarquia revela a realização de acções de formação e informação para preparação dos colaboradores do município para a reabertura parcial dos serviços, prevista para dia 18, e, ainda, para amanhã mais uma grande acção de higienização de ruas por todo o concelho, com recurso à utilização de equipamentos da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Bombeiros Voluntários e voluntários.

O concelho de Sobral de Monte Agraço mantém-se com um caso positivo. O último boletim da situação epidemiológica, revelado hoje, dá conta de duas (inalterado) pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), seis (menos duas) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de medicina geral e familiar), oito (menos duas) pessoas em isolamento e uma pessoa (inalterado) a aguardar resultados dos testes. A autarquia revela que face às consequências socioeconómicas, sentidas pelas famílias, provocadas pelo actual estado de pandemia, criou o Fundo de Emergência Social Covid-19, cujo objectivo é a atribuição de subsídio para apoio às famílias afectadas pela drástica redução de rendimentos, para pagamentos de bens e serviços essenciais.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica revela mais um caso activo, subindo para 12 doentes. Não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 32 casos confirmados, 17 recuperados e três óbitos. O CDOS de Leiria revela que há 46 (menos uma) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos continua sem nenhum caso activo. A Câmara Municipal, sobre a situação epidemiológica, replica o ‘post’ do Facebook da OesteCIM. Regista-se a recuperação, até agora, de duas pessoas. O CDOS de Leiria não revela que estejam pessoas em vigilância.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA