Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste regista descida de doentes com recuperações em Torres, Caldas e Alcobaça mas mais doentes em Alenquer

Covid 19 7

O Oeste registou uma descida para 63 (menos sete) casos activos de Covid-19. Nas últimas 24 horas registaram-se mais dois doentes infectados em Alenquer, que continua no topo da lista. Ao invés, houve doentes que recuperaram em Torres Vedras (3), Alcobaça (3) e Caldas da Rainha (1).

Segundo o boletim diário da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, a contabilidade regista 193 (mais dois) casos da Covid-19 na região, sendo que 121 (mais sete) doentes recuperaram e nove (inalterado) perderam a vida.

O relatório da situação epidemiológica da nossa região é o seguinte: Alenquer (24), Alcobaça (16), Caldas da Rainha (11), Arruda dos Vinhos (5), Cadaval (2), Torres Vedras (1), Peniche (1), Lourinhã (1), Bombarral (1) e Sobral de Monte Agraço (1). Os concelhos do da Nazaré e de Óbidos estão sem casos de doentes infectados.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, a informação disponibilizada pela autarquia a partir da colheita dos dados estatísticos, de acordo com a ARSLVT e segundo o Controlo da Situação Epidemiológica, confirma a manutenção de um doente infectado com o novo coronavírus. Há oito (inalterado) doentes curados. Segundo informação da Delegada de Saúde, de acordo com a informação remetida ao ALVORADA pela autarquia, não há (inalterado) pessoas em vigilância passiva, há duas (menos três) em confinamento obrigatório/vigilância activa (seguidos pela Autoridade de Saúde), 22 (menos um) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 24 (menos quatro) em isolamento. Há uma (inalterado) pessoa a aguardar o resultado das análises laboratoriais e foram emitidos 50 (inalterado) certificados de isolamento profiláctico. Até agora registaram-se no concelho nove (inalterado) casos confirmados.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que tem um (menos três) caso activo, que se encontra a ser acompanhado pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 43 casos (inalterado) confirmados, dos quais 42 (mais três) são doentes que estão recuperados. Os casos suspeitos são quatro (menos dez) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e oito (menos 18) contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. O doente tem residência na Freguesia de Ponte do Rol.

O concelho do Bombarral volta a registar um caso positivo. Trata-se do quinto caso confirmado do novo coronavírus. Há três doentes que recuperaram e um óbito. O CDOS de Leiria revela que há três pessoas em vigilância. A autarquia não publicou nenhuma informação sobre o boletim epidemiológico.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica, refere que continua com um caso activo, localizado na freguesia de Peniche. Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há oito (inalterado) doentes que recuperaram. Estão ainda seis (inalterado) pessoas em quarentena sob vigilância das autoridades. O CDOS de Leiria refere que há 28 (mais três) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que registou, nas últimas 24 horas, mais dois casos positivos, elevando-se agora a 24 doentes que estão a ser seguidos pelas autoridades, pelo que está agora no topo da lista com mais casos no Oeste. A Câmara Municipal informa e alerta que, “tal como os casos de ontem, os novos casos são importados de concelhos vizinhos, em actividade profissional, e o risco de contágio comunitário é elevado. É especialmente importante a adopção de medidas de protecção individual nesta fase, para que a propagação não aconteça na comunidade”. Os doentes estão assim distribuídos: três infectados na União de Freguesias de Alenquer; 20 infectados na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; um infectado noutro ponto do concelho. Há 15 (inalterado) doentes recuperados. Total de 27 casos confirmados desde o início da pandemia.

No concelho do Cadaval há dois (inalterado) casos positivos no concelho que estão nas freguesias de Cadaval e Pêro Moniz. Há ainda um caso activo de um residente ausente do concelho. A contabilidade regista quatro doentes recuperados. A autarquia não avança hoje qualquer informação.

O concelho de Alcobaça regista agora 16 (menos três) doentes infectados, revela o autarca Paulo Inácio na sua página pessoal. Há 21 (mais três) doentes recuperados e um óbito. A autarquia nada informa hoje sobre a situação epidemiológica na sua página oficial. O CDOS de Leiria revela que há 42 (mais sete) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que continua sem qualquer caso. Na estatística registam-se dois óbitos. O CDOS Leiria refere que há quatro (menos um) casos em vigilância pelas autoridades.

No concelho de Arruda dos Vinhos são cinco (inalterado) os doentes infectados. Regista-se, ainda, um óbito. A autarquia não rela hoje qualquer informação.

O concelho de Sobral de Monte Agraço mantém-se com um caso positivo. O último boletim da situação epidemiológica, revelado hoje, dá conta de cinco (mais duas) pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), seis (inalterado) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de medicina geral e familiar), 11 (mais duas) pessoas em isolamento e uma pessoa em vigilância passiva.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica registou menos um doente, pelo que tem agora novamente 11 casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 32 casos confirmados (inalterado), 18 (mais um) recuperados e três óbitos. O CDOS de Leiria revela que há 57 (mais nove) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos continua sem nenhum caso activo. A Câmara Municipal, sobre a situação epidemiológica, replica o ‘post’ do Facebook da OesteCIM. Regista-se a recuperação, até agora, de duas pessoas. O CDOS de Leiria revela estão duas pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA