Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste regista nova subida com mais casos em Alenquer, Cadaval e Arruda mas com recuperações de doentes

Covid 19 7

O Oeste regressou ao aumento de casos com seis novos infectados em Alenquer (2), Cadaval (1) e Arruda dos Vinhos (1). Ao invés, regista-se a recuperação total de dois doentes o Cadaval e em Arruda dos Vinhos. São agora 59 os casos activos na nossa região. Segundo o boletim diário da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, a contabilidade regista 207 (mais seis) casos da Covid-19 registados na região, sendo que 139 (mais dois) doentes recuperaram e nove (inalterado) perderam a vida.

O relatório da situação epidemiológica da nossa região é o seguinte: Alenquer (29), Alcobaça (10), Caldas da Rainha (8), Arruda dos Vinhos (5), Sobral de Monte Agraço (2), Cadaval (2), Torres Vedras (1), Peniche (1) e Bombarral (1). Os concelhos da Lourinhã, Nazaré e Óbidos continuam sem casos de doentes infectados.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, segundo informação disponibilizada pela autarquia a partir da colheita dos dados estatísticos, de acordo com a ARSLVT e o Controlo da Situação Epidemiológica, mantém-se sem qualquer caso activo depois da recuperação do único doente infectado. Há nove (inalterado) doentes curados. A informação da Delegada de Saúde, remetida ao ALVORADA pela autarquia, refere que há quatro pessoas (mais quatro) em vigilância passiva, há duas (mais uma) pessoas (inalterado) em confinamento obrigatório/vigilância activa (seguidos pela Autoridade de Saúde), 15 (menos uma) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 17 (inalterado) em isolamento. Há duas pessoas (mais duas) a aguardar o resultado das análises laboratoriais e foram emitidos 51 (inalterado) certificados de isolamento profiláctico. Até agora registaram-se no concelho nove (inalterado) casos confirmados.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que continua com um caso activo, que se encontra a ser acompanhado pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 43 casos (inalterado) confirmados, dos quais 42 (inalterado) são doentes que estão recuperados. Os casos suspeitos são nove (menos três) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 30 (inalterado) contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. O doente tem residência na Freguesia de Ponte do Rol.

O concelho do Bombarral tem um caso positivo. Trata-se do quinto doente confirmado com o novo coronavírus. Há três doentes que recuperaram e um óbito. O CDOS de Leiria revela que há uma (inalterado) pessoa em vigilância. A autarquia não avança hoje dados oficiais.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica, continua um caso activo localizado na freguesia de Peniche. Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há oito (inalterado) doentes que recuperaram. Estão ainda oito (inalterado) pessoas em quarentena sob vigilância das autoridades. O CDOS de Leiria refere que há 39 (inalterado) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que se registaram, nas últimas 24 horas, dois novos casos, elevando para 29 os doentes infectados com o novo coronavírus. Segundo a autarquia, estes novos casos resultam de infecção em contexto laboral. Um terá sido contraído no domicílio profissional em Lisboa, e o outro caso pertence a um funcionário de uma empresa do concelho, que estava em actividade em Lisboa. Ambos os doentes encontram-se a recuperar sob vigilância em casa no concelho. Os doentes estão assim distribuídos: um infectado na União de Freguesias de Alenquer; 25 infectados na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; quatro infectado noutro ponto do concelho. Há 17 (inalterado) doentes recuperados. Total de 46 casos confirmados desde o início da pandemia.

No concelho do Cadaval há agora dois novos casos e a recuperação do único doente que ainda estava infectado. Segundo refere a autarquia, “a Autoridade Local de Saúde reportou-nos, entretanto, dois novos casos positivos de Covid-19, um dos quais residente no concelho e outro que, tendo este como concelho de residência primária, se encontra actualmente fora. Assim sendo, temos actualmente dois concidadãos infectados pela doença”. “Sabemos que as duas situações já mereceram o necessário isolamento e acompanhamento clínico e esperamos que possam recuperar tão rápido quanto seja possível”, destaca a edilidade. A contabilidade regista sete doentes recuperados e nove casos confirmados.

O concelho de Alcobaça regista 10 (inalterado) doentes infectados. Há 27 doentes recuperados e um óbito. A autarquia não presta hoje nenhuma informação. O CDOS de Leiria revela que há 52 (inalterado) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que continua sem qualquer caso. Na estatística registam-se dois óbitos. O CDOS Leiria refere que há sete (inalterado) casos em vigilância pelas autoridades.

No concelho de Arruda dos Vinhos são agora cinco (mais um) os doentes infectados. Hoje registaram-se mais dois doentes (um funcionário de um lar e um funcionário de uma empresa de outro concelho) que se encontram em isolamento. Registou-se, todavia, mais um doente recuperado. A contabilidade regista um óbito.

O concelho de Sobral de Monte Agraço continua com dois casos positivos. O boletim da situação epidemiológica dá hoje conta de sete (inalterado) pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), cinco (menos uma) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de medicina geral e familiar), 12 (menos uma) pessoas em isolamento e quatro (inalterado) pessoas em vigilância passiva.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica não se alterou, continuando assim com oito casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 32 casos confirmados (inalterado), 21 (mais um) recuperados e três óbitos. O CDOS de Leiria revela que há 56 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos continua sem nenhum caso activo. A Câmara Municipal, sobre a situação epidemiológica, replica o ‘post’ do Facebook da OesteCIM. Registou-se a recuperação, até agora, de duas pessoas. O CDOS de Leiria revela estão 10 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA