Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste com mais casos positivos em Alenquer, Arruda, Alcobaça e Torres; Caldas com dois doentes curados; um óbito em Alcobaça

Covid 19 7

A região Oeste continua a registar a subida de doentes infectados com o novo coronavírus. Registaram-se nas últimas 24 horas mais seis casos: Alenquer (3), Arruda dos Vinhos (1), Alcobaça (1) e Torres Vedras (1). Ao invés, registou-se a recuperação total de dois doentes no concelho das Caldas da Rainha e de um em Alcobaça. Há a lamentar uma morte em Alcobaça. São agora 71 os casos activos na nossa região. Segundo o boletim diário da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, a contabilidade regista 223 casos da Covid-19 na região, sendo que 144 doentes recuperaram e 10 perderam a vida.

O relatório da situação epidemiológica da nossa região é o seguinte: Alenquer (40), Alcobaça (11), Arruda dos Vinhos (6), Caldas da Rainha (5), Sobral de Monte Agraço (2), Cadaval (2), Torres Vedras (2), Peniche (1), Lourinhã (1) e Bombarral (1). Os concelhos da Nazaré e de Óbidos continuam sem casos de doentes infectados.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, segundo informação disponibilizada pela autarquia a partir da colheita dos dados estatísticos, de acordo com a ARSLVT e o Controlo da Situação Epidemiológica, surgiu um novo caso activo. Há nove (inalterado) doentes curados. A informação da Delegada de Saúde, remetida ao ALVORADA pela autarquia, refere que há quatro pessoas (inalterado) em vigilância passiva, há 12 (inalterado) pessoas em confinamento obrigatório/vigilância activa (seguidos pela Autoridade de Saúde), 10 (menos uma) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 22 (menos uma) em isolamento. Há uma pessoa (menos uma) a aguardar o resultado das análises laboratoriais e foram emitidos 52 (inalterado) certificados de isolamento profiláctico. Até agora registaram-se no concelho 10 (inalterado) casos confirmados.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que tem agora dois casos activos (mais um) que se encontra a ser acompanhado pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 44 casos (mais um) confirmados, dos quais 42 (inalterado) são doentes que estão recuperados. Os casos suspeitos são 13 (inalterado) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 28 (menos dois) contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas freguesias de Ponte do Rol e Freiria.

O concelho do Bombarral continua com um caso positivo segundo refere hoje a autarquia. Trata-se do quinto doente confirmado com o novo coronavírus. Há três doentes que recuperaram e um óbito. O CDOS de Leiria revela que há três (mais duas) pessoas em vigilância. A edilidade informa que “face à abertura gradual de alguns serviços e comércio e ao regresso às aulas presenciais por parte dos alunos dos 11º e 12º anos de escolaridade, a Rodoviária do Oeste procedeu ao ajuste dos horários dos transportes públicos, conforme as necessidades inerentes ao actual contexto de pandemia da Covid-19”.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica, continua um caso activo localizado na freguesia de Peniche. Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há oito (inalterado) doentes que recuperaram. Estão ainda 29 (mais 14) pessoas em quarentena sob vigilância das autoridades. O CDOS de Leiria refere que há 39 (inalterado) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que se registaram, nas últimas 24 horas, três novos casos no concelho, elevando para 40 os doentes infectados com o novo coronavírus. “Os casos de infecção indicados respeitam à União de Freguesias do Carregado e é conhecida a fonte de contágio. Todos os novos infetados estão confinados em casa e sob vigilância médica”, refere a autarquia. Os doentes estão assim distribuídos: 35 infectados na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; cinco infectados noutros pontos do concelho. Há 18 (inalterado) doentes recuperados. Total de 58 casos confirmados desde o início da pandemia.

O concelho do Cadaval continua com dois casos e a recuperação do único doente que ainda estava infectado. A contabilidade regista sete doentes recuperados e nove casos confirmados. A autarquia informa que a partir de próxima segunda-feira reabrem as Extensões de Saúde de Figueiros e do Vilar.

O concelho de Alcobaça regista agora 11 (mais um) doentes infectados. Há 28 (mais um) doentes recuperados e dois (mais um) óbitos. O CDOS de Leiria revela que 48 (mais duas) pessoas em vigilância. O presidente do executivo autárquico, Paulo Inácio, anuncia que todos os funcionários das creches e lares do concelho serão integralmente rastreados até à próxima terça-feira.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que continua sem qualquer caso. Na estatística registam-se dois óbitos. O CDOS Leiria refere que há nove (mais um) casos em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Arruda dos Vinhos há agora seis (mais um) doentes infectados. A contabilidade regista um óbito e três doentes recuperados. A autarquia anuncia a reabertura dos serviços municipais a partir de segunda-feira com alterações na recepção e no atendimento presencial e, ainda, o adiamento da distribuição do ‘kit’ de protecção individual.

O concelho de Sobral de Monte Agraço continua com dois casos positivos. O boletim da situação epidemiológica dá hoje conta de sete (inalterado) pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), nove (inalterado) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de medicina geral e familiar), 16 (inalterado) pessoas em isolamento e quatro (inalterado) pessoas em vigilância passiva.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica alterou-se com a redução para cinco (menos dois) os casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 32 casos confirmados (inalterado), 24 (mais dois) recuperados e três óbitos. O CDOS de Leiria revela que há 48 (menos quatro) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde. Hoje é feriado municipal neste concelho e, no âmbito do projecto ‘Protege Caldas’, foram colocadas simbolicamente máscaras nas figuras da rota bordaliana, que, segundo a autarquia, serve “para reforçar junto de toda a população a mensagem que importa agora: proteja-se a si e aos outros! Use máscara”.

O concelho de Óbidos continua sem nenhum caso activo. Registou-se a recuperação, até agora, de duas pessoas. O CDOS de Leiria revela que estão cinco (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA