Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste com ligeira descida de doentes mas regista mais casos em Alenquer e Torres e recupera nas Caldas, Alenquer e Alcobaça

Covid 19 7

A região Oeste continua a registar a subida de doentes infectados com o novo coronavírus mas foi maior o número de recuperações. Ocorreram nas últimas 24 horas mais quatro casos positivos: Alenquer (3) e Torres Vedras (1). Ao invés, registou-se a recuperação total de cinco doentes em Alenquer (2), Alcobaça (2) e Caldas da Rainha (1). São agora 72 (mais um) os casos activos na nossa região. Segundo o boletim diário da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, a contabilidade regista 229 casos da Covid-19 na região, sendo que 149 doentes recuperaram e 10 perderam a vida.

O relatório da situação epidemiológica da nossa região é de 70 doentes: Alenquer (41), Alcobaça (9), Arruda dos Vinhos (6), Caldas da Rainha (4), Sobral de Monte Agraço (2), Cadaval (2), Torres Vedras (2), Peniche (1), Lourinhã (1) e Bombarral (1). Os concelhos da Nazaré e de Óbidos continuam sem casos de doentes infectados.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, segundo informação disponibilizada pela autarquia a partir da colheita dos dados estatísticos, de acordo com a ARSLVT e o Controlo da Situação Epidemiológica, mantém-se um caso activo. Há nove (inalterado) doentes curados. A informação da Delegada de Saúde, remetida ao ALVORADA pela autarquia, refere que há quatro pessoas (inalterado) em vigilância passiva, há 12 (inalterado) pessoas em confinamento obrigatório/vigilância activa (seguidos pela Autoridade de Saúde), nove (menos uma) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 21 (menos uma) em isolamento. Há uma pessoa (inalterado) a aguardar o resultado das análises laboratoriais e foram emitidos 52 (inalterado) certificados de isolamento profiláctico. Até agora registaram-se no concelho 10 (inalterado) casos confirmados.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que tem agora três (mais um) casos activos que se encontra a ser acompanhado pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 45 casos (mais um) confirmados, dos quais 42 (inalterado) são doentes que estão recuperados. Os casos suspeitos são 14 (mais um) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 35 (mais sete) contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas freguesias de Ponte do Rol, Freiria e Silveira.

O concelho do Bombarral continua com um caso positivo segundo refere hoje a autarquia. Trata-se do quinto doente confirmado com o novo coronavírus. Há três doentes que recuperaram e um óbito. O CDOS de Leiria revela que há três (inalterado) pessoas em vigilância.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica, continua um caso activo localizado na freguesia de Peniche. Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há oito (inalterado) doentes que recuperaram. Estão ainda 29 (inalterado) pessoas em quarentena sob vigilância das autoridades. O CDOS de Leiria refere que há 39 (inalterado) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que se registaram, nas últimas 24 horas, três novos casos no concelho, elevando para 41 os doentes infectados com o novo coronavírus. Contudo, há dois doentes que recuperaram da doença. “Os casos de infecção indicados respeitam à União de Freguesias do Carregado e resultam do foco de infecção já conhecido, numa empresa transformadora de carnes no concelho de Azambuja. Todos os novos infetados estão confinados em casa e sob vigilância médica diária”, relata a autarquia. Os dois casos recuperados respeitam também à União de Freguesias do Carregado. Os doentes estão assim distribuídos: 36 infectados na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; cinco infectados noutros pontos do concelho. Há 20 (mais dois) doentes recuperados. Total de 61 casos confirmados desde o início da pandemia.

O concelho do Cadaval continua com dois casos e a recuperação do único doente que ainda estava infectado. A contabilidade regista sete doentes recuperados e nove casos confirmados. A autarquia informa que a partir de próxima segunda-feira reabrem as Extensões de Saúde de Figueiros e do Vilar.

O concelho de Alcobaça regista agora nove (menos dois) doentes infectados. Há 30 (inalterado) doentes recuperados e dois (inalterado) óbitos. O CDOS de Leiria revela que 53 (mais cinco) pessoas em vigilância. A autarquia nada revela na sua página oficial.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que continua sem qualquer caso. Na estatística registam-se dois óbitos. O CDOS Leiria refere que há seis (menos três) casos em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Arruda dos Vinhos há seis (inalterado) doentes infectados. A contabilidade regista um óbito e três doentes recuperados. A autarquia nada adianta hoje.

O concelho de Sobral de Monte Agraço continua com dois casos positivos. O boletim da situação epidemiológica dá hoje conta de sete (inalterado) pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), oito (menos um) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de medicina geral e familiar), 15 (menos um) pessoas em isolamento e quatro (inalterado) pessoas em vigilância passiva.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica alterou-se com a redução para quatro (menos um) os casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 32 casos confirmados (inalterado), 25 (mais um) recuperados e três óbitos. O CDOS de Leiria revela que há 49 (mais um) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos continua sem nenhum caso activo. Registou-se a recuperação, até agora, de duas pessoas. O CDOS de Leiria revela que estão cinco (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Actualização às 10h53 com novos dados de Alcobaça.

Texto: ALVORADA