Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ministro da Agricultura no concelho de Torres Vedras anuncia apoios às explorações agrícolas com perdas acima de 30%

ministro da agricultura em torres vedras 27032025 A

O ministro da Agricultura anunciou hoje apoios às explorações agrícolas com prejuízos superiores a 30% devido ao mau tempo da semana passada, cujas candidaturas devem abrir daqui a uma a duas semanas. “Daremos um apoio àquelas explorações que tiveram perdas acima de 30% de prejuízo, quer para a reposição da capacidade produtiva, quer para o rendimento”, afirmou José Manuel Fernandes aos jornalistas durante uma visita a campos de produção de morangos, no concelho de Torres Vedras.

Vão ser apoiados a 100% os agricultores que tiverem prejuízos até 5 mil euros, a 85% entre os 5 mil euros e os 50 mil euros e em 50% aqueles cujos prejuízos se situarem entre os 50 mil euros e os 400 mil euros. O apoio ao rendimento é de 42 mil euros por beneficiário.

Após concluída a fase de levantamento e, analisados todos os casos, o ministro da Agricultura admitiu avançar também com “alguma linha de crédito de apoio ou alguns auxílios de Estado para aqueles que não chegam aos 30%”. O governante disse que os apoios vão abranger “os sectores atingidos”, adiantando que os mais afectados foram as explorações de morangos. “A minha percepção é que se enquadram no prejuízo dos 30% numa parte das explorações”, disse.

José Manuel Fernandes apontou a abertura dos avisos para as candidaturas para “daqui a uma a duas semanas”, após efectuado o levantamento dos prejuízos pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais (CCDR). “Vamos abrir um aviso para todo o continente não vai ser só um para esta região”, adiantou. “Nós seremos rápidos, na medida em que as pessoas também fizerem as suas inscrições na plataforma [das CCDR], não queremos deixar ninguém de fora”, garantiu. O governante incitou os agricultores a declararem os seus prejuízos na plataforma ‘online’ das CCDR. Na região Oeste, adiantou, o Ministério da Agricultura recebeu, até à data, 27 pedidos de ajuda no montante de 2,5 milhões de euros.

A passagem da depressão 'Martinho', com chuva, vento e agitação marítima fortes, provocou milhares de ocorrências no continente português, na maioria quedas de árvores e estruturas, sobretudo na madrugada de quinta-feira da semana passada, quando vigoraram avisos meteorológicos laranja, o segundo nível mais grave.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, acompanhou o governante nesta visita às explorações agrícolas Morangoeste (Ramalhal) e Luís António Silva Rodrigues (Ameal), que foram afectadas pela depressão 'Martinho'. A autarca referiu na sua rede social que “infelizmente, sabemos que são inegáveis os impactos causados pelas últimas tempestades que passaram pelo nosso concelho”, sendo que esta visita teve como objectivo ajudar e tranquilizar todos os agricultores, estando cientes do gigante impacto que estes danos tiveram na sua produção.

Acompanharam a visita do ministro da Agricultura e Pescas vários outros autarcas torrienses, o deputado social-democrata Marco Claudino e o vice-presidente da Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo, o cadavalense José Bernardo Nunes, responsável pela área da Agricultura.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados