Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: novos doentes em Alenquer e Cadaval eleva número total de casos activos apesar das recuperações na Arruda

Covid 19 7

A região Oeste registou uma subida do número cinco de casos, sendo agora 87 no total. Ocorreram nas últimas 24 horas mais quatro doentes em Alenquer e um no Cadaval Contudo, há três doentes que recuperaram em Arruda dos Vinhos.

Segundo o boletim diário da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, a contabilidade regista 260 (mais cinco) casos da Covid-19 na região, sendo que 163 (mais três) doentes recuperaram e 10 perderam a vida (inalterado).

Assim, o relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 87 doentes: Alenquer (59), Torres Vedras (7), Alcobaça (6), Arruda dos Vinhos (4), Caldas da Rainha (3), Cadaval (3), Sobral de Monte Agraço (2), Peniche (1), Lourinhã (1) e Bombarral (1). Os concelhos da Nazaré e de Óbidos continuam sem casos de doentes infectados.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, segundo informação disponibilizada pela autarquia, continua com um caso positivo no concelho. Há nove doentes recuperados (inalterado). A autarquia, no boletim epidemiológico concebido a partir da colheita dos dados estatísticos, de acordo com a ARSLVT e o Controlo da Situação Epidemiológica, informa se registam nove doentes curados. A informação da Delegada de Saúde, remetida ao ALVORADA pela autarquia, refere ainda que estão quatro (inalterado) pessoas em vigilância passiva, 16 (inalterado) pessoas em confinamento obrigatório/vigilância activa (seguidos pela Autoridade de Saúde), 11 (menos seis) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 27 (menos seis) em isolamento. Ninguém está a aguardar o resultado das análises laboratoriais e foram emitidos 55 (inalterado) certificados de isolamento profiláctico. Até agora registaram-se no concelho 10 casos confirmados.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que tem sete (inalterado) casos activos que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 50 casos (inalterado) confirmados, dos quais 43 (inalterado) são doentes que estão recuperados. Os casos suspeitos são oito (menos dois) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 60 (mais três) contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas freguesias de: Santa Maria, São Pedro e Matacães (4); Freiria (1); Silveira (1); e União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (1). “Sublinhe-se que o caso activo em Silveira é um possível falso positivo que aguarda confirmação pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge”, informa a autarquia torriense.

O concelho do Bombarral continua com um caso positivo. Há quatro doentes que recuperaram e um óbito. O CDOS de Leiria revela que há quatro (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica, continua a ter há largas semanas um caso activo localizado na freguesia de Peniche. Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há oito (inalterado) doentes que recuperaram. Estão ainda seis (menos 10) pessoas em quarentena sob vigilância das autoridades. O CDOS de Leiria refere que há 39 (inalterado) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que se registaram, nas últimas 24 horas, quatro novos casos positivos, todos na União de Freguesias do Carregado. Há agora 59 infectados. “Dos casos indicados, três derivam do foco de infecção já identificado no município vizinho (Azambuja) e o restante resulta de infecção em ambiente laboral na cidade de Lisboa. Todos os infectados encontram-se a recuperar no seu domicílio, sob vigilância médica remota”, revela a autarquia. Os doentes estão assim distribuídos: 46 casos na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; oito infectados na Freguesia de Ventosa; cinco casos noutros pontos do concelho. Há 23 (inalterado) doentes recuperados. Total de 82 casos confirmados desde o início da pandemia.

O concelho do Cadaval tem agora três casos, mais um que ontem. Segundo a autarquia, “seguindo o protocolo também esta situação está já isolada e com a devida atenção clínica, esperando-se uma rápida recuperação”. Há sete doentes recuperados (inalterado).

O concelho de Alcobaça regista seis (inalterado) doentes infectados. Há 32 (inalterado) doentes recuperados e dois óbitos. O CDOS de Leiria revela que 57 (menos quatro) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que continua sem qualquer caso. Na estatística registam-se dois óbitos. O CDOS Leiria refere que há cinco (inalterado) casos em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Arruda dos Vinhos há agora quatro (menos três) doentes infectados. A contabilidade regista um óbito e oito (maia três) doentes recuperados.

O concelho de Sobral de Monte Agraço continua a registar dois casos positivos e a recuperação de um doente. O boletim da situação epidemiológica dá hoje conta de 20 (inalterado) pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), oito (mais duas) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar), 28 (mais duas) pessoas em isolamento e quatro (inalterado) pessoas em vigilância passiva.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica não se alterou, pelo que continua a registar três casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 32 casos confirmados (inalterado), 26 (inalterado) recuperados e três óbitos. O CDOS de Leiria revela que há 52 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos continua sem nenhum caso activo. Registou-se a recuperação, até agora, de duas pessoas. O CDOS de Leiria revela que estão cinco (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA