Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: voltam a subir os doentes no Oeste com mais casos em quatro concelhos

Covid 19 7

A região Oeste registou uma subida de três casos de doentes infectados pelo novo coronavírus, sendo agora 95 no total. Ocorreram mais uma vez nas últimas 24 horas quatro (inalterado) doentes infectados, desta vez em Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Caldas da Rainha e, pela primeira vez em muitas semanas, na Nazaré. Contudo, há dois doentes que recuperaram da doença no concelho de Alenquer.

Segundo o boletim diário da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, a contabilidade regista 274 (mais quatro) casos da Covid-19 na região, sendo que 169 (mais duas) doentes recuperaram e 10 perderam a vida (inalterado).

Assim, o relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 91 doentes: Alenquer (62), Torres Vedras (9), Alcobaça (6), Arruda dos Vinhos (4), Caldas da Rainha (4), Cadaval (3), Sobral de Monte Agraço (3), Peniche (1), Lourinhã (1) Bombarral (1) e Nazaré (1). O concelho de Óbidos é o único que não tem regista a doença nos seus residentes.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, segundo informação disponibilizada pela Câmara Municipal, continua com um caso positivo no concelho. De acordo com a autarquia há nove (inalterado) doentes recuperados, já não há pessoas em vigilância passiva (menos quatro), 13 (mais uma) pessoas em confinamento obrigatório/vigilância activa (seguidos pela Autoridade de Saúde), 12 (mais três) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 25 (mais quatro) em isolamento. Ninguém está a aguardar o resultado das análises laboratoriais e foram emitidos 55 (inalterado) certificados de isolamento profiláctico. Até agora registaram-se no concelho 10 casos confirmados (inalterado). Entretanto, a edilidade revelou que já são mais de 40.000 as máscaras solidárias confecionadas pelos grupos de mulheres e homens que dedicam o seu tempo a costurar este equipamento de protecção individual. Hoje foram enaltecidas pelo executivo camarário pelo seu trabalho de voluntariado, bem como de Carlos Valeriano, mentor deste projecto.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que tem nove (mais um) casos activos, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 52 casos (mais um) confirmados, dos quais 43 (inalterado) são doentes que estão recuperados. Os casos suspeitos são agora 13 (mais seis) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 71 (mais 12) contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas freguesias de: Santa Maria, São Pedro e Matacães (4); Freiria (1); Silveira (1); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (1); União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça (1); e Ventosa (1). A Câmara Municipal de Torres Vedras prestou hoje homenagem às costureiras e às juntas de freguesia do Concelho pelo seu contributo no combate à pandemia de COVID-19. O momento decorreu em frente ao Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e de membros do executivo municipal. O edil agradeceu às mais de 700 costureiras que voluntariamente já produziram mais de 100 mil máscaras para a população e às juntas de freguesia do Concelho que, em colaboração com a Câmara Municipal, realizaram a distribuição das mesmas. Para assinalar este momento todos os voluntários e parceiros receberam um diploma simbólico e foram colocadas nas janelas do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal instalações artísticas criadas pelas várias entidades parceiras desta iniciativa.

O concelho do Bombarral continua com um caso positivo. Há quatro doentes que recuperaram e um óbito. O CDOS de Leiria revela que há nove (menos uma) pessoas em vigilância pelas autoridades.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica, continua a ter há largas semanas um caso activo localizado na freguesia de Peniche. Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há oito (inalterado) doentes que recuperaram. Estão ainda quatro (inalterado) pessoas em quarentena sob vigilância das autoridades. O CDOS de Leiria refere que há agora duas (inalterado) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que se registaram, nas últimas 24 horas, um novo caso positivo e dois doentes recuperados, todos na União de Freguesias do Carregado, pelo que há agora 62 infectados. “Os casos acima respeitam a infeções contraídas em ambiente profissional nos focos de infeção já conhecidos num município vizinho. Todos os infectados encontram-se a recuperar no seu domicílio, sob vigilância médica remota”, informa a autarquia. Os casos estão assim distribuídos pelo concelho: 49 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; 8 na Freguesia de Ventosa; e 5 nas restantes freguesias do concelho.

O concelho do Cadaval continua com três casos. Há sete doentes recuperados (inalterado).

O concelho de Alcobaça regista seis (inalterado) doentes infectados. Há 32 (inalterado) doentes recuperados e dois óbitos, apesar de uma destas mortas não estar comprovada que tenha relação directa com o novo coronavírus. O CDOS de Leiria revela que há 28 (inalterado) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que há um caso activo, depois de ter estado muitas de semanas sem nenhum doente. Na estatística registam-se dois óbitos. O CDOS Leiria refere que há dois (inalterado) casos em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Arruda dos Vinhos continua com quatro doentes infectados. A contabilidade regista um óbito e oito (inalterado) doentes recuperados.

O concelho de Sobral de Monte Agraço tem agora três (mais um) casos positivos e a recuperação de dois doentes (inalterado). Hoje a autarquia revela no boletim da situação epidemiológica que dá conta de 22 (maias duas) pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), 12 (mais quatro) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar), 34 (mais seis) pessoas em isolamento e nenhuma (inalterado) pessoa em vigilância passiva.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica regista quatro (mais um) casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 33 casos confirmados (mais um), 26 (inalterado) recuperados e três óbitos. O CDOS de Leiria revela que há agora 10 (menos uma) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos continua sem nenhum caso activo, apesar de reportar um caso confirmado de um cidadão estrangeiro que oficialmente é não-residente no concelho. Registou-se a recuperação, até agora, de duas pessoas. O CDOS de Leiria revela que estão três (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA