Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste atinge uma centena de doentes com mais seis casos em Alenquer e Nazaré

Covid 19 7

A região Oeste registou uma subida de seis casos de doentes infectados pelo novo coronavírus, sendo agora 100 no total, porque um doente recuperou da doença nas últimas 24 horas. Os novos infectados surgiram em Alenquer (quatro) e na Nazaré (2). O doente que recuperou vive no concelho de Alenquer.

Segundo o boletim diário da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, a contabilidade regista 281 casos da Covid-19 na região, sendo que 171 doentes recuperaram e 10 perderam a vida.

Assim, o relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 97 doentes: Alenquer (66), Torres Vedras (9), Alcobaça (6), Arruda dos Vinhos (4), Caldas da Rainha (4), Cadaval (3), Sobral de Monte Agraço (3), Nazaré (3), Peniche (1), Lourinhã (1) e Bombarral (1). O concelho de Óbidos é o único que não tem registada a doença entre os seus municípes.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, segundo informação disponibilizada pela Câmara Municipal, continua com um caso positivo no concelho. De acordo com a autarquia há nove (inalterado) doentes recuperados, já não há pessoas em vigilância passiva (menos quatro), 13 (mais uma) pessoas em confinamento obrigatório/vigilância activa (seguidos pela Autoridade de Saúde), 12 (mais três) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 25 (mais quatro) em isolamento. Ninguém está a aguardar o resultado das análises laboratoriais e foram emitidos 55 (inalterado) certificados de isolamento profiláctico. Até agora registaram-se no concelho 10 casos confirmados (inalterado). Entretanto, a edilidade revelou que já são mais de 40.000 as máscaras solidárias confecionadas pelos grupos de mulheres e homens que dedicam o seu tempo a costurar este equipamento de protecção individual. Hoje foram enaltecidas pelo executivo camarário pelo seu trabalho de voluntariado, bem como de Carlos Valeriano, mentor deste projecto.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que tem nove (inalterado) casos activos, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 52 casos (inalterado) confirmados, dos quais 43 (inalterado) são doentes que estão recuperados. Os casos suspeitos são agora 17 (mais quatro) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e disparam para 117 (mais 46) os contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas freguesias de: Santa Maria, São Pedro e Matacães (4); Freiria (1); Silveira (1); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (1); União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça (1); e Ventosa (1).

O concelho do Bombarral continua com um caso positivo. Há quatro doentes que recuperaram e um óbito. O CDOS de Leiria revela que há nove (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica, continua a ter há largas semanas um caso activo localizado na freguesia de Peniche. Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Contudo, disparou o número de pessoas em quarentena para 205 (mais 201!). há oito (inalterado) doentes que recuperaram. O CDOS de Leiria refere que duas (inalterado) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que se registaram, nas últimas 24 horas, cinco novos casos positivos e a recuperação de um doente, sendo o total de 66 pessoas infectadas no concelho. “Todos os infectados encontram-se a recuperar no seu domicílio, sob vigilância médica remota”, informa a edilidade. Os casos estão assim distribuídos pelo concelho: 50 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; oito na Freguesia de Ventosa; três na União de Freguesias de Alenquer; e cinco nas restantes freguesias do concelho. Já recuperaram da infecção 29 (mais uma) pessoas.

O concelho do Cadaval continua com três casos. Há sete doentes recuperados (inalterado).

O concelho de Alcobaça regista seis (inalterado) doentes infectados. Há 32 (inalterado) doentes recuperados e dois óbitos, apesar de uma destas mortas não estar comprovada que tenha relação directa com o novo coronavírus. O CDOS de Leiria revela que há 28 (inalterado) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que há agora três (mais dois) casos activos. Segundo a autarquia são todos do mesmo agregado familiar, de acordo com a informação da Autoridade de Saúde da Nazaré à Proteção Civil Municipal. Na estatística registam-se dois óbitos. O CDOS Leiria refere que há dois (inalterado) casos em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Arruda dos Vinhos continua com quatro doentes infectados. A contabilidade regista um óbito e oito (inalterado) doentes recuperados. Em virtude da situação pandémica, a autarquia aprovou, por unanimidade,cancelar a vertente profana dos Festejos em Honra de Nossa Senhora da Salvação, em Agosto, e admitir a possibilidade de realização da vertente religiosa, em novos moldes ainda a definir, e com a prévia validação da DGS e Protecção Civil.

O concelho de Sobral de Monte Agraço continua com três casos positivos e a recuperação de dois doentes. Hoje a autarquia revela no boletim da situação epidemiológica que dá conta de 22 (inalterado) pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), 12 (inalterado) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar), 34 (inalterado) pessoas em isolamento e nenhuma (inalterado) pessoa em vigilância passiva.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica regista quatro (inalterado) casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 33 casos confirmados inalterado), 26 (inalterado) recuperados e três óbitos (inalterado). O CDOS de Leiria revela que há 10 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos continua sem nenhum caso activo, apesar de reportar um caso confirmado de um cidadão estrangeiro que oficialmente é não-residente no concelho. Registou-se a recuperação, até agora, de duas pessoas. O CDOS de Leiria revela que estão três (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA