Óbidos voltou a liderar a tabela da reciclagem na região Oeste, em 2024, seguido da Lourinhã e Peniche
- Categoria: Oeste
- 16/05/2025 15:42
O concelho de Óbidos liderou, em 2024, a lista dos 12 concelhos do Oeste na recolha selectiva de resíduos nos ecopontos e foi mesmo, pelo quinto ano consecutivo, o município que mais se distinguiu entre os 19 que integram a área de intervenção da empresa Valorsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, S.A.. Trata-se da empresa responsável pelo tratamento e valorização das cerca de 950 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos, por ano, na Grande Lisboa e da Região Oeste.
De acordo com o relatório do ano passado da Valorsul sobre a recolha selectiva trifluxo (vidro, papel/cartão e embalagens), consultado pelo ALVORADA, documento que contabiliza o rácio dos quilos de resíduos produzidos anualmente por habitante de cada concelho, a média de lixo urbano reciclado na região Oeste varia entre os 18,66 kg de plástico, passando para 20,75 kg de vidro e 23,41 kg de papel, o que significa que, no ano passado, a média de lixo reciclado por pessoa nos 12 concelhos que integram a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, foi de 64,33 kg. Estes resíduos, por terem sido separados do restante lixo, não foi enviado para aterro, neste caso, para o Aterro Sanitário do Oeste no concelho do Cadaval.
A tabela dos 12 concelhos oestinos, com a soma dos resíduos que foram enviados para a reciclagem, por habitante/ano, é a seguinte: 1º Óbidos (109 kg), 2º Lourinhã (97), 3º Peniche (75), 4º Caldas da Rainha (63), 5º Nazaré (61), 6º Torres Vedras (59), 7º Bombarral e Arruda dos Vinhos (55), 9º Cadaval (54), 10º Alcobaça (53), 11º Sobral de Monte Agraço (46) e 12º Alenquer (45).
O ‘ranking’ dos concelhos em relação à reciclagem de vidro que foi reciclado é o seguinte: 1º Óbidos (38 kg); 2º Peniche (28); 3º Lourinhã (24); 4º Caldas da Rainha e Nazaré (20); 6º Alcobaça, Bombarral, Cadaval e Torres Vedras (19); 10º Arruda dos Vinhos (16); 11º Sobral de Monte Agraço (14); e 12º Alenquer (13).
Quanto ao papel recolhido para reciclagem ficou com o seguinte ‘ranking’: 1º Óbidos (32 kg); 2º Lourinhã (29); 3º Peniche e Nazaré (23); 5º Caldas da Rainha (25); 6º Arruda dos Vinhos (24); 7º Torres Vedras (23); 8º Bombarral, Cadaval, Alenquer e Sobral de Monte Agraço (19); 12º Alcobaça (18).
Em relação ao plástico, o ‘ranking’ do ano passado ficou assim estabelecido: 1º Óbidos (39); 2º Lourinhã (26); 3º Peniche (20); 4º Caldas da Rainha (18); 5º Torres Vedras e Bombarral (17); 7º Cadaval e Alcobaça (16); 9º Arruda dos Vinhos (15); 10º Nazaré (14); 11º Sobral de Monte Agraço e Alenquer (13).
A Câmara Municipal de Óbidos foi a primeira, do Oeste, a pronunciar-se sobre estes dados acumulados da Valorsul e veio hoje, em comunicado, congratular-se com os registos alcançados. Segundo o presidente de câmara Filipe Daniel, “vamos continuar a investir na sensibilização ambiental e na melhoria das infraestruturas de recolha, porque acreditamos que cada pequeno gesto conta para um futuro mais verde. A nossa ambição é trabalhar para garantir uma menor produção de resíduos, mantendo o exemplo que temos sido em matéria de reciclagem”. O autarca obidense destaca ainda que “estes resultados são fruto de um trabalho contínuo e de uma comunidade que responde de forma exemplar aos desafios ambientais. Continuaremos empenhados em fazer de Óbidos um exemplo de sustentabilidade no país”.
A Valorsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da Grande Lisboa e da Região Oeste, publica anualmente este ranking com o objectivo de incentivar as boas práticas ambientais e fomentar a melhoria contínua dos serviços municipais de recolha selectiva. A empresa, da qual os 12 municípios oestinos são também associados, tem como missão implementar e gerir um sistema integrado, tecnicamente avançado, ambientalmente correcto e economicamente sustentável, para tratamento e valorização dos resíduos urbanos de 19 municípios das regiões de Lisboa e Oeste de Portugal: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.