Conselho Intermunicipal da OesteCIM reúne hoje no Município da Lourinhã
- Categoria: Oeste
- 22/05/2025 12:27
Foi agendada para esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Município da Lourinhã, a reunião mensal do Conselho Intermunicipal da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. Trata-se, provavelmente, da última reunião do actual mandato deste órgão na nossa vila que reúne os 12 presidentes de câmara oestinos. Preside ao Conselho Intermunicipal da OesteCIM o edil socialista alenquerense Pedro Folgado.
Na agenda deste Conselho Intermunicipal, destaca-se a aprovação da proposta de aquisição de serviços para apoio técnico na elaboração de Planos Municipais para a integração de Migrantes e Plano Intermunicipal para a integração de Migrantes, no âmbito do projecto ‘Oeste para Todos’.
Os autarcas deverão também aprovar a adjudicação dos serviços para disponibilização de solução de software e de serviços de instalação e parametrização para a monitorização inteligente de redes de distribuição de água dos 12 municípios. A adjudicação, por ajuste directo, da aquisição de Serviços de Patrocínio Judiciário, e a proposta de selecção do concurso público internacional no âmbito do acordo-quadro para fornecimento de Misturas Betuminosas Recicladas, são outros pontos em análise.
As propostas de ‘Reconhecimento de Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local - Informações Fundamentadas’ serão deliberadas pelos autarcas, a par da não-adjudicação do Promoção da Marca Oeste Portugal no âmbito do Evento ‘PRIO Sofboard Heroes’, um evento solidário, cuja quinta edição vai decorrer no dia 4 de Julho na Praia da Física em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, com o principal objectivo de promover e contribuir para causas sociais, através de uma original e divertida competição de surf.
O Conselho Intermunicipal deve ainda aprovar o pedido de adesão à Central de Compras da OesteCIM do Município de Vila do Conde. Esta é uma iniciativa estratégia de modernização administrativa, que visa centralizar e optimizar os processos de aquisição de bens, serviços e empreitadas, permitindo simultaneamente ganhos de eficiência, redução de custos e maior transparência nos procedimentos de contratação pública.
Na parte final da reunião serão analisadas ainda os projectos da ITI Oeste, a Intervenção Integrada de Base Territorial do Oeste e Vale do Tejo, um instrumento de gestão e financiamento criado para promover o desenvolvimento integrado, sustentável e inclusivo da nossa região, formalizado com o apoio do Programa Operacional da Região Centro, dotado com fundos europeus e nacionais.